06 de dezembro de 2021
Campo Grande 34º 24º

SAÚDE

Unidade de Saúde é inaugurada após 9 anos no Aero Rancho

Unidade será responsável pelo atendimento de aproximadamente 8 mil pessoas

A- A+

Foi entregue nesta sexta-feira (15) a Unidade de Saúde da Família (USF) Aero Rancho Granja – Dra. Regia Jussara Fagundes de Barros – localizada na Rua do Príncipe com a Rua Alagoinhas, nº 37, Jardim Aero Rancho. A obra foi licitada em 2012 e teve início no ano seguinte, sendo paralisada por diversas vezes até ser retomada em definitivo no final de 2018 pela atual gestão. O investimento total na construção da unidade foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Inicialmente a unidade deve contar com duas equipes de saúde da família e uma equipe de saúde bucal, que serão responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 8 mil pessoas dos bairros: Village Parati, Aero Rancho, Granja Bandeira, Jardim das Hortências e Pedras Preciosas.

José Mauro Filho, secretário municipal de Saúde, destaca que a inauguração da unidade representa mais um passo no fortalecimento da Atenção Primária. Com a entrega da USF Aero Rancho Granja Campo Grande passa a contar com 72 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas.

“De 2017 pra cá Campo Grande saltou de 33% para 74% na cobertura de estratégia de saúde da família passando a ser a quarta no ranking das capitais do país. Essa é uma conquista histórica para a nossa cidade e representa uma melhoria significativa no atendimento prestado à população”, relatou.

A estrutura física da unidade dispõe de recepção, sala de vacinação, serviço social, copa, almoxarifado, farmácia, sala de pré e pós consulta, sala de procedimentos, sala de inalação, consultórios, sala de curativo, central de material e esterilização, consultório odontológico, sanitários, sala de múltiplo uso e academia da terceira idade (ATI).

Serão oferecidos os serviços de pré-natal, puericultura, consultas médicas, consultas de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, visita domiciliar por agente comunitário e equipe, exames preventivos, teste do pezinho, curativos, dispensação e administração de medicamentos, atendimento com assistente social, agendamento de consultas e exames, controle de glicemia para pacientes diabéticos, grupo de controle de hipertensos, atendimento aos programas ministeriais (saúde da crianças, saúde do adolescente, saúde do idoso, saúde da mulher, tuberculose e hanseníase, entre outros).

Nos últimos quatro anos, oito novas unidades de saúde foram inaugurados nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor e Arnaldo Estevão Figueiredo, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 29 unidades foram ampliadas e reformadas.