26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

Brasília

Aliados do governo e ministros definem plano de ação para aprovar ajuste fiscal

A- A+

Os líderes da base aliada na Câmara dos Deputados deixaram participaram nesta terça-feira (2) de uma reunião com os ministros Nelson Barbosa (Fazenda), Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), no Palácio do Planalto. Na ocasião, a pauta foi: esforços para concluir as matérias do ajuste fiscal iniciadas em 2015.

A recomendação dos ministros foi que líderes busquem consenso com outros parlamentares para conseguir colocar em pauta medidas provisórias que trancam a pauta da Câmara.

“Se votar amanhã está de bom tamanho para o recesso do carnaval”, afirmou o líder do governo, José Guimarães (PT-CE). Entre as medidas, a mais importante para o governo é a que eleva o Imposto de Renda da Pessoa Física sobre o ganho de capital (MP 692/15), que altera a tributação sobre o lucro de bancos.

Outro desafio do governo par este ano é garantir aprovação da CPMF, matéria que enfrenta barreira entre parlamentares da oposição, porém governo defende retorno da cobrança alegando ganho de aproximadamente R$ 20 bilhões para economia.