28 de maio de 2024
Campo Grande 12ºC

ELEIÇÕES 2022

DataFolha confirma Lula estável com 45% dos votos

Lula precisa crescer 1% para liquidar a disputa no 1º turno

A- A+

A 17 dias das eleições presidenciais no Brasil o DataFolha, mais tradicional instituto de pesquisas eleitorais do país, confirmou nesta quinta-feira (15.set.22) a liderança estável, com 45% dos votos, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele mantém esse percentual há 4 meses, oscilando dentro da margem de erro.

Em 2ª colocação está o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ele tem 33%, estável nesta posição há 3 meses. O MS Notícias compilou as pesquisas eleitorais lançadas nesta semana em recente reportagem, AQUI.  

Em 3ª colocação está Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de voto. A senadora de MS, Simone Tebet (MDB) tem 5% das intenções de votos. Ciro saltou uma casa e Tebet manteve a posição, em relação ao DataFolha de 9 de setembro. A senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (União Brasil) saltou um ponto percentual, indo para 2%. Os demais candidatos não pontuaram. 4% afirmaram que devem votar em branco ou nulo, enquanto 2% disseram estarem indecisos.

Considerando apenas os votos válidos, Lula tem 48% do total e Bolsonaro soma 36%. Considerando a margem de erro, de dois pontos, o petista teria até 50% dos votos válidos. Lula precisa crescer 1% para liquidar a disputa no 1º turno. 

Caso ocorra um 2º turno na disputa presidencial e o embate seja entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 54% dos votos, ante 38% de Bolsonaro. No DataFolha de 9 de setembro, Lula tinha 53% num eventual 2º turno, ante 39% de Bolsonaro. Portanto, em uma semana, Lula movimentou-se dentro da margem de erro ganhando 1 ponto percentual, equanto Bolsonaro perdeu 1% dos seus eleitores.  

A pesquisa ouviu 5.926 eleitores de 13 e 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O levantamento custou R$ 473.780,00 pagos pela TV Globo e pelo jornal "Folha de São Paulo, respectivamente contrante e contratada. Está registrado sob o código BR-04099/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A íntegra dos custos.