23 de maio de 2024
Campo Grande 24ºC

ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula tem 50% de votos válidos e pode vencer no 1º turno

Jair Bolsonaro (PL) tem 33% dos votos

A- A+

Lula (PT) tem 47% dos votos do eleitorado brasileiro mostra a pesquisa Datafolha realizada de 20 até esta quinta-feira (22.set). O levantamento foi divulgado nesta noite, pelo jornal Folha de São Paulo. A íntegra.  

Em 2º lugar, aparece Jair Bolsonaro (PL), com 33%. Dificilmente esse modelo será alterado, pois faltam apenas 10 dias para a ida às urnas. Em 3º lugar, empatados dentro da margem de erro de 2%, estão Ciro Gomes (PDT), com 7% e Simone Tebet (MDB), com 5% dos votos. Brancos, nulos e que não vota em nenhum dos candidatos são 4%. Indecisos são 2%. Outros 1% vão depositar seu voto em outros candidatos. O gráfico:


O candidato petista se movimentou positivamente dentro da margem de erro. O MS Notícias mostrou que Bolsonaro e Lula há 4 meses se movimentam dentro da margem de erro. Na prática, eles conquistaram pouquíssimos pontos percentuais além daqueles que já detinham desde o início da campanha.  

De acordo com o Datafolha, a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), está com a pontuação total de 1%. Os demais candidatos e candidatas, Padre Kelmon (PTB), Vera Lúcia (PSTU); Sofia Manzano (PCB); Felipe d'Avila (Novo); Leonardo Péricles (UP) e Constituinte Eymael (DC), não pontuaram. O gráfico: 



A mostra desta quinta se aproximou da mostra do Ipec (ex-Ibope) na distância entre o 1º e 2º colocado. No levantamento do Ipec, Lula tinha uma vantagem de 16 pontos sobre Bolsonaro. Nesta mostra da Folha a diferença é de 14 pontos percentuais, se tornando a 2ª pesquisa a mostrar a ampla vantagem de Lula.  

Nesse cenário, Lula vence as eleições no dia 2 de outubro, já que tem 50% dos votos válidos. Esse percentual variou 2 pontos para cima em uma semana. Bolsonaro tem 36%, contra 35% no estudo anterior. No Brasil, para ser eleito no 1º turno, o candidato ou candidata precisa receber pelo menos 50% mais 1 dos votos válidos. Ou seja, precisa ter mais votos do que todos os adversários somados. Nesse cálculo, não são considerados os votos em branco ou nulos. É assim que o Tribunal Superior de Justiça (TSE) contabiliza quem saiu ganhador.  


Apesar de considerar a possibilidade de derrota do atual presidente no 1º turno, o Datafolha apontou no estudo de hoje qual seria o cenário em um eventual 2º turno.  

Num hipotético confronto com Bolsonaro, Lula teria 54% das intenções de voto, contra 38% do atual presidente. Brancos e nulos seriam 7% e 2% de indecisos.

O levantamento ouviu 6.754 pessoas em 343 municípios de todas as 27 unidades da Federação. Está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-04180/2022, custou R$ 473.780 e foi pago pelo Grupo Folha e pela Rede Globo. A íntegra dos custos.