O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), será o novo presidente pro tempore (temporariamente) do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). A cerimônia de posse será realizada às 10 horas, durante a Reunião do Conselho de Governadores do bloco, no Espaço Yotedy em Campo Grande.
Além de Puccinelli, os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo, Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do Paraná, Beto Richa, estarão presentes.
Antes da posse, os governadores terão reunião reservada para tratar assuntos do bloco e após, realizarão uma reunião plenária, na qual discutirão diversos temas relativos à atuação do Conselho e a ações conjuntas de desenvolvimento dos quatro Estados.
O exercício da presidência do conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. O governador Raimundo Colombo é o atual presidente.
O Codesul foi criado em 1961, por meio de um convênio entre os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o conselho. O objetivo é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do país.
Diana Christie