25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Jornalista convoca para protesto de 15 de março e é afrontada por ‘Dilmista’ na Câmara

A- A+

A jornalista Karina Maia, convidada do vereador Paulo Siufi para ocupar a Tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande, iniciou a fala conclamando a população e a classe política a participarem do protesto nacional marcado para o próximo dia 15 de março, em um ato contra a corrupção na administração da presidente Dilma Rousseff, quando foi interrompida por um rapaz que gritava para que ela se calasse e concorresse a cargo público antes de falar da presidente.

Essa interrupção provocou reações de apoio à jornalista por parte dos participantes dos movimentos sociais “Chega de Impostos”, “Pátria Livre” e “Grita Povo”, presentes. Quando Karina retomou sua fala, foi a vez de Alex do PT tentar interromper insistentemente a fala da jornalista, ainda que no momento não tivesse lhe sido dado um aparte, mesmo porque não foi pedido.

Sem atender a Paulo Siufi, que presidia a mesa naquele momento, Alex não aceitou o pedido para que aguardasse a fala da convidada, até que fossem permitidos apartes, e gritava que ela estava propondo um golpe a partir do momento em que pedia o Impeachment.

Ainda em desobediência ao regimento, Alex insistia que “Não podemos comungar com uma tese que afronta a democracia” e, mal informado, disse que vivemos uma plena democracia e que o contraditório faz parte, e demonstrou desconhecimento quando disse que os caminhoneiros se manifestaram por todo o país e nenhum foi preso. Nesse momento foi vaiado pelo público presente.

Retomando sua fala, a jornalista enfatizou que a democracia está em risco quando tudo o que vem sendo veiculado na imprensa em matérias e artigos e pode ser menosprezado e apagado como querem alguns, e lembrou que “o cidadão de bem não é golpista, ele é patrão e quer demitir uma péssima funcionária, a presidente de seu país. Sim, é pra isso que estamos lutando, sim. Queremos fora do poder a Excelentíssima presidente da República Dilma Rousseff. O motivo de estarmos aqui é um chamamento a toda população: estejam na rua no dia 15 de março, às 16 horas, na Praça do Rádio, para gritar: Fora Dilma!”, afirmou.

Nos apartes, os vereadores aplaudiram a iniciativa da manifestação e afirmaram que pretendem participar, como cidadãos, por entenderem que a corrupção não é um crime que prejudique a este ou aquele, mas que faz perder toda a Nação.

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS), parabenizou o movimento e lembrou que não se pode aceitar a corrupção, venha ela de onde vier. Thais Helena (PT) disse parabenizar a sociedade pelo despertar político e lembrou da importância da discussão e movimentação populares e afirmou que a corrupção não pode ser partidarizada. São políticos ligados a diversos partidos que estão envolvidos no caso Petrolão.

Finalizando, Karina destacou ainda “o dia 15 de março vai ser grandioso, não temos dúvida disso. Temos a consciência de que não é a reta final, nossa marcha precisa continuar dentro das Casas de Leis. E é bom que esta Casa de Leis represente melhor e mais rapidamente possível o povo de Campo Grande, porque nossa Capital, com muito orgulho, puxa a marcha do dia 15 em todo o Brasil. A importância da nossa Capital diante de todos os movimentos populares apartidários é enorme”