16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Petistas sul-mato-grossenses aprovam campanha de Genoino para arrecadar verba para quitação de multa

A- A+

Depois de ter sido condenado a pagar uma multa de quase meio milhão de reais, a família de José Genoino, lançou uma campanha na internet para arrecadar dinheiro para colaborar com o pagamento da multa sob alegação de que Genoino não possui condições financeiras para custear o valor estipulado pelo STF (Suprem,o Tribunal Federal). Questionados sobre oc aso, os petistas sul-mato-grossenses, não só concordam com atitude da família, como também afirmaram que ajudariam o companheiro de partido a arcar com o pagamento da dívida.

vaquinha-genuino

Parlamentares estaduais comovidos com a situação do ex-deputado acreditam que o mesmo não tem patrimônio nem maneiras para arrecadar a verba. De acordo com o deputado federal Antônio Biffi (PT) essa multa é questionável. “A maioria dos juristas veem essa ação como uma exceção na justiça pela falta de provas. Verba de financiamento de campanha não caracteriza desvio de dinheiro público. Eu contribuiria para ajudá-lo, se necessário”.

Os petistas Cabo Almi, Amarildo Cruz, Antônio Biffi e Ayrton Araújo e Zeca acreditam que Genoino foi condenado injustamente, afinal, não há provas que ele teria desviado dinheiro público.

“Isso só comprova a injustiça que foi feita. Nada vai contra ele. Não há crime”, afirma o deputado estadual Amarildo. O deputado defende Genoino afirmando que o conhece há mais de 30 anos e que se é necessário arrecadar verba ele contribuiria e o ajudaria.

Já o vereador Ayrton Araújo é mais realista e acredita que somente os petistas iriam colaborar com a vaquinha. “Eu não sei o valor, mas eu ajudaria. Não com um valor alto, mas ajudaria”.

O vereador Zeca vai além da doação. Além de contribuir com o ex-parlamentar, Zeca disse que se preciso irá fazer campanha para a arrecadação de verbas. "Vamos ser solidários com quem contribuiu para a democracia brasileira".

Apesar de considerarem injusta a condenação, a bancada de Mato Grosso do Sul defende que Genoino deva pagar a multa. “Ele tem que pagar. Se essa for a forma encontrada tudo bem, mas ele deve arcar com a multa, e se depender de mim, eu o ajudo também”, conclui Cabo Almi.

Até à noite do último sábado foi contabilizada a arrecadação de R$ 89 mil. O ex-deputado terá até o dia 20 para realizar o pagamento, caso não seja feito no prazo, o débito será inscrito na Dívida Ativa da União.

Tayná Biazus