26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

População terá acesso a gastos do governo do Estado com lançamento de novo Portal da Transparência

A- A+

Transações do governo do Estado estarão disponíveis para população a partir de agora. Com lançamento do novo Portal da Transparência, ocorrido nesta quinta-feira (29), será possível acompanhar contratos, licitações, despesas, receitas, repasses, bem como convênios, que serão detalhados mês a mês, e codificados por ano, ou por nota fiscal de serviço.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a iniciativa oportuniza a realização de gestão participativa, com abertura de diálogo entre Governo e população. “O Portal da Transparência está formatado para receber o acesso de toda a população do Estado, e significa também o cumprimento de um compromisso feito, e o combate da corrupção, que é um grande anseio da população de Mato Grosso do Sul”, disse.

Segundo Azambuja, o Portal da Transparência poderá ser acessado por qualquer pessoa, mesmo os que não conhecem o nome de fornecedores ou secretarias, conseguirão obter dados sobre gastos do governo estadual. Ao efetuar apenas único “clique”, a ferramenta trará o demonstrativo da conta pública consultada de forma detalhada, com número das notas de pagamento e descrição de produto a ser pago.

Conforme o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o instrumento é de fácil acesso. “É, sem dúvida alguma, uma grande ferramenta para a população, com informações de vários setores do Governo”, afirmou.

Na oportunidade, o subsecretário de comunicação, Rodrigo Mendes, disse que serão feitas "ações nas principais praças de circulação de pessoas de Campo Grande para levar o portal à toda a população”,  ressaltou.