19 de junho de 2024
Campo Grande 20ºC

MINISTRA DE LULA

Quem é Simone Tebet

Ex-senadora de MS conquista status do pai

A- A+

A advogada, professora e ex-senadora da República, Simone Tebet (MDB-MS), de 52 anos, foi escolhida por Lula (PT), como ministra do Planejamento e Orçamento. O anúncio foi feito na 5ª.feira (29.dez.22). 

Ex-líder da Bancada Feminina e ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça no senado, Tebet ganhou notoriedade durante a pandemia de Covid-19, quando produziu um relatório denunciando esquema corrupto de compra de vacinas do governo de Jair Bolsonaro (PL). Desde então, a emedebista fez deu uma guinada radical em suas orientações políticas. 

O MS Notícias publicou aqui robusto aquivo de conteúdos sobre a parlamentar

Ela nasceu em Três Lagoas (MS). Filha do ex-ministro e ex-presidente do Senado Ramez Tebet, falecido em 2006, a integrante da família magnata do estado entrou aos 16 anos na Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2002, aos 31 anos, ela elegeu-se Deputada Estadual pelo seu estado e em 2004 foi a primeira mulher eleita prefeita de Três Lagoas. Em 2008 reelegeu-se prefeita, com 76% dos votos válidos para continuar comandando Três Lagoas.  

No Senado Federal, Tebet liderou a primeira bancada feminina da história e tornou-se presidente da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher. Foi também a primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição e Justiça, e a primeira mulher a disputar a presidência do Senado em 198 anos.

Em 2022 foi candidata pelo MDB à presidência do Brasil e recebeu 4.915.423 de votos, a terceira mais votada. Nesse momento que Tebet passou para o lado do governo Lula, passando a fazer campanha para ele no 2º turno do qual o PT saiu vitorioso.  

Mostramos que Tebet queria, antes, a pasta do Desenvolvimento Social, devido ao fato de a mesma ser uma vitrine eleitoral. O PT, no entanto, não aceitou. A partir daí foram diversas discussões. A ex-senadora chegou a cortejar a pasta do Meio Ambiente, como mostramos aqui no MS Notícias, mas Marina Silva acabou levando.  

Além de herdar parte do prestígido do pai, Tebet é esposa do deputado estadual Eduardo Rocha. Com ele, ela deu luz a Maria Eduarda e da Maria Fernanda.

A ex-senadora detém uma carreira invejável, sendo tricampeã do Congresso em Foco, uma espécie de Oscar da política brasileira, na categoria júri especializado. Em 2021 ela também faturou a categoria Melhores do Senado do prêmio, com destaque para sua atuação na CPI da Pandemia.

Além disso, está há cinco anos na lista do DIAP, conhecida como Cabeças do Congresso, que reconhece a atuação dos 100 mais influentes parlamentares do país.