26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

Simone defende congelamento da dívida do Estado com União

A- A+

A vice-governadora e candidata ao Senado, Simone Tebet (PMDB) ressaltou que falta comprometimento do governo federal referente à dívida do Estado com a União, que gira em torno de R$ 7 bilhões. A candidata acredita que uma das soluções para quitar a dívida, seria a União diminuir o repasse anual do Estado que gira em torno de 15%, para 10%, congelando a dívida, mantendo o valor real do débito, sem acréscimo de juros.

“O correto seria diminuir porque existem estados que pagam cerca de 9%. Cada 1% diminuído no valor da dívida, temos um índice de R$ 45 a 50 milhões na economia e isso pode ser investido em saúde e educação”, explica a vice-governadora.

Simone ressalta que o governador de Mato Grosso do Sul já esteve diversas vezes em Brasília, na tentativa de chegar a um acordo com a união, mas as conversas não avançaram.  “Realmente existe essa falta de comprometimento do governo federal. O André já conversou varias vezes, mas por enquanto ainda não existe um acordo e seria necessário que existisse um acordo entre o governo federal e o Estado”.

Dany Nascimento