16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Subcoordenadoria de igualdade racial pode ser criada em Campo Grande

A- A+

O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP),  reuniu-se na tarde de ontem com a comunidade negra de Campo Grande para discutir sobre  a criação da subcoordenadoria de igualdade racial, que integrará a Coordenadoria de Ações Comunitárias. Estiveram presentes representantes das comunidades quilombolas da Capital, a São Benedito, também conhecida como Tia Eva, São João Batista e Chácara Buriti.

Hoje, existem cerca de 300 famílias somente na São Benedito, 12 na São João Batista e 30 na Chácara Buriti, que é a única rural da cidade

Segundo Ana José Alves, presidente do Coletivo Municipal de Mulheres Negras, é de extrema relevância a criação da subcoordenadoria para que se discuta políticas públicas voltadas para a população negra, além das necessidades e problemas vivenciados por eles. “Com este órgão, poderemos eleger representantes de nossa comunidades e de nosso povo para nos representar ante ao prefeito, assim poderemos trazer nossas necessidades e problemas, teremos uma voz”, frisou Ana.

O prefeito atendeu as reivindicações dos líderes das comunidades e afirmou que aos poucos a subcoordenadoria seá criada. Vamos ver todas as informações que foram entregues hoje e começaremos a construir uma sugestão que possa contemplar a todos. Depois de criada, trabalharemos juntos para ir ampliando os trabalhos realizados”, pontuou. Durante a solenidade, foi entregue uma lista com sugestões de nomes para formar a comissão técnica da subcoordenadoria e ações, campanhas e projetos desenvolvidos em Campo Grande e no Estado, voltados à igualdade racial.

Tayná Biazus