25 de janeiro de 2022
Campo Grande 36º 23º

ARTISTA ÍCONE

Morre Mick Rock, fotógrafo icônico que imortalizou ascensão de David Bowie

Britânico foi responsável por capas icônicas de astros do rock, como Queen, e clicou até Lady Gaga e Snoop Dog

A- A+

Fotógrafo britânico que retratou imagens icônicas de artistas, como David Bowie e de bandas como Sex Pistols - ganhando a alcunha de "homem que fotografou os anos 1970" - Mick Rock morreu aos 72 anos, conforme divulgado por suas filhas nesta 6ª feira (19.nov.2021).

Michael David Rock nasceu em 1948, em Londres, formando-se pela Universidade de Cambridge em línguas modernas e medievais, e foi nos tempos colegiais que começou a se interessar por fotografia, ao registrar seus colegas.

Mick foi o criador de famosas capas de álbuns de astros do rock como Lou Reed, Iggy Pop e Queen. Posteriormente em vida, Rock viria a fotografar artistas de variados gêneros musicais, como as representantes do pop Lady Gaga; Janelle Monáe, ou até mesmo o rapper Snoop Dogg e o grupo Daft Punk.

Algumas capas de álbuns feitas por mick rock incluem “Queen II” (Queen), “Raw Power” (The Stooges), “I Love Rock’n’Roll” (Joan Jett & The Blackhearts) e “Transformer” (Lou Reed). 

Ganhou em 2014 um exposição com parte de seu acervo fotográfico no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, segundo material da agência Folhapress. "É com o mais pesado dos corações que compartilhamos que nosso amado rebelde psicodélico Mick Rock fez a jornada junguiana para o outro lado. Ele era um fotógrafo poeta –uma verdaddeira força da natureza que passou seus dias fazendo exatamente o que amava, sempre em seu próprio caminho deliciosamente espantoso. Ele era uma criatura mítica", compartilhou a família através das redes sociais. 

Mick Rock é o responsável por originalmente dirigir, e anos depois reeditar, o clipe da música "Life On Mars?", de David Bowie, single que foi lançado em 22 de julho de 1973. Confira abaixo o trabalho do diretor no clipe: