28 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Secretaria de Saúde cria Comitê de Combate ao Aedes Aegypti

A- A+

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), criou Comitê Estadual da Força Tarefa de Combate, Controle, Prevenção e Redução do Aedes Aegypti em Mato Grosso do Sul. A resolução, nº 117/SES/MS, de 15 de dezembro de 2015, foi publicada na edição desta segunda-feira (21) do Diário Oficial do Estado.

De acordo com a publicação, o comitê vai atuar diretamente ao lado dos municípios para auxiliar prefeituras na elaboração de políticas públicas de combate, controle e redução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e zika vírus.

O comitê também será responsável pela organização, acompanhamento e avaliação de programas, projetos, ações e serviços dos municípios de combate ao mosquito e também por articular ações de combate ao Aedes aegypti que mobilizem sociedade. 

O foco da ações será também de incentivar e apoiar eventos, seminários, cursos, mesas redondas, oficinas,pesquisas e outras ações educativas que visem a capacitar, aprimorar e qualificar os profissionais que trabalham no controle e prevenção de Doenças causadas pelo vetor; acompanhar e assessorar o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, visando promover mudanças de hábitos da comunidade que contribuam para manter o ambiente doméstico livre do Aedes aegypti.

As medidas visam ainda evitar proliferação do Aedes em imóveis especiais como escolas, creches, unidade básicas de saúde, unidades militares, estabelecimentos de saúde, igrejas; implementar ações educativas contra o vetor Aedes aegypti na rede de ensino infantil, fundamental, médio e universitário; entre outros.

Zika Vírus e Microcefalia

Atualmente, além da dengue e da febre chikungunya, a maior preocupação das autoridades sanitárias em todo Brasil é quanto à relação entre zika vírus e microcefalia em recém nascidos. 

Semana passada, o Ministério da Saúde atualizou balanço do vírus no Brasil assim como dos casos de microcefalia. Segundo balanço, de acordo com Boletim Epidemiológico divulgado dia 15 de dezembro, foram registrados 2.401 casos de microcefalia relacionados ao zika vírus e 29 óbitos. Esses casos estão distribuídos em 549 municípios de 20 Unidades da Federação.

O informe divulgado detalha, pela primeira vez, os primeiros casos confirmados e descartados. Do total de suspeitos notificados, foram confirmados 134 e descartados 102. Continuam em investigação 2.165 casos. Foi confirmado um óbito e descartados dois. Permanecem em investigação 26 mortes. Em Mato Grosso do Sul, existem três casos em investigação.