01 de maio de 2024
Campo Grande 33ºC

Ágata 9

Ministro da Defesa conhece Operação Militar em Corumbá

A- A+

As ações do Exército Brasileiro na Operação Ágata 9, em Corumbá,  na região oeste do estado, tiveram hoje, dia 29, a visita do ministro da Defesa, Jaques Wagner, que aproveitou a ocasião para falar sobre a importância da integração entre as forças militares e a defesa, em prol da fronteira.

"Estamos monitorando aproximadamente 4 mil quilômetros das nossas fronteiras, onde foi empregado cerca de 10 mil profissionais militares, além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e é claro que as atividades desenvolvidas na Ágata vêm para ficar", disse o ministro ao site Diário Corumbaense.

Conforme o site Jaques Wagner citou o Sisfron (Sistema Integrado de Fronteira), como uma ação mais definitiva desenvolvida para a proteção das fronteiras e que fica à cargo do vice-presidente Michel Temer. "Temos aqui uma fronteira longa, entre seca e natural. Hoje temos a tecnologia e podemos contar com ela para garantir a soberania e combater o tráfico de armas, de drogas e de pessoas”, afirmou.

O ministro apontou que a Operação Ágata tem como objetivo além de combater crimes, propiciar melhoria de vida à população. “A Ágata é um momento onde concentramos mais a ação de repressão, porém, no dia a dia das Forças Armadas, o trabalho é constante, não se limita apenas à essa operação. Os resultados da Ágata 2013 e 2014 foram positivos em toneladas de apreensão de contrabandos, armas e drogas e espero que em 2015 consigamos realizar também”, comentou.

Jaques Wagner visitou instalações do Exército Brasileiro em Corumbá, embarcou no Navio de Transporte Fluvial “Almirante Leverger” e participou de Ação Cívico-Social que entregou obras de reforma da escola municipal Francisco Mendes Sampaio na cidade vizinha Ladário.