26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Para Azambuja, crise no setor produtivo da carne é devido à baixa oferta de matéria prima

A- A+

O governador estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja (PSDB) disse hoje (2) que a crise do setor produtivo da carne no estado ocorre em função da baixa oferta do produto, principalmente na diminuição do abate de gado, em Mato Grosso do Sul.

Para Azambuja, o setor passa por uma dificuldade momentânea. "Nos outros estados a queda do abate de fêmeas foi até maior do que em Mato Grosso do Sul, então isso impacta, e em muitos casos ocasiona a paralisação de algumas unidades industriais por falta da matéria prima. Tenho certeza de que vamos voltar a ter uma oferta maior e geração de empregos para gerar economia no estado”, explica.

Reunião 

Ontem (1º), representantes da Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carnes de Mato Grosso do Sul reuniram-se com deputados da Assembleia Legislativa para denunciar o fechamento de pequenos frigoríficos, bem como a demissão de trabalhadores e a possível existência de um monopólio de carne, por parte da empresa JBS.

Eles alegam que o momento da economia é sensível e que é necessário criar debates para que haja melhorias para o setor.“Isso é uma discussão do  Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] que autorizou fusão da JBS com outros grandes grupos do setor de  carne do Brasil,”acrescentou Azambuja referindo-se a fusão ocorrida em 2013, entre a JBS e a Bertin, que juntas compõe a maior empresa de carnes do mundo. À época, a composição foi aprovada pelo Cade que também permitiu a compra de outras 11 plantas de frigoríficos pela atual fusão.