26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Servidores lotam Câmara, mas vereadores se negam votar reajuste salarial

A- A+

Os vereadores derrubaram o regime de urgência do projeto de lei que estabelece o reajuste salarial aos servidores municipais de Três Lagoas. Eles adiaram a votação para que a categoria e a município cheguem a um acordo quanto ao índice a ser aplicado.

A prefeitura encaminhou o projeto de reajuste de 6%, índice inferior à inflação registrada no último ano, que atingiu 8,7% e, na visão dos vereadores, no mínimo estas perdas precisam ser incorporadas.

O regime de urgência, solicitado pelo Executivo ou proponente do projeto, visa acelerar a tramitação normal, porém pode ser derrubado, se houver a aprovação do plenário, o que ocorreu na noite de ontem (26).

Os vereadores foram taxativos quanto à impossibilidade de votar um projeto que não beneficia o servidor municipal. Além disso, houve questionamento quanto à falta de negociação entre as partes. Uma reunião estava marcada para tarde de hoje (27), com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, justamente para discutir o índice oferecido pelo Executivo.

Conforme o site TL Notícias, outra questão levantada é que a prefeitura deverá explicar os motivos para não cobrir a inflação, relacionando esta medida com a arrecadação municipal.

O presidente da Câmara, Jorginho do Gás, se comprometeu a até convocar uma sessão extraordinária, caso necessário, para que a matéria volte à pauta e seja aprovada, possibilitando o processamento da folha de pagamentos de maio em tempo hábil. Dezenas de servidores acompanharam a sessão, solicitando apoio do Legislativo.