26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Circuito Expocorte será lançado hoje na Famasul

A- A+

Como conseguir o máximo de minha propriedade. Este é o tema do Circuito Expocorte - Etapa Campo Grande, que tem como objetivo disseminar tecnologia e fomentar discussões que contribuam para tornar a atividade mais produtiva e eficiente. O lançamento do evento acontecerá nesta quinta-feira (26), às 8h, na sede da Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS e contará com a presença do consultor internacional Francisco Vila e dos coordenadores do Circuito, Carla Tuccilio e Moacyr Serodio, que apresentarão as novidades da edição deste ano.

boi-1

A pecuária de corte é uma das principais cadeias produtivas que alavanca a economia de Mato Grosso do Sul. De acordo com os dados do Departamento de Economia da Famasul, o Estado é o 2° no país em abate de bovinos, com 4,1 milhões de animais abatidos em 2013,  possui  o 4° maior rebanho bovino no país, com 21,5 milhões de cabeças e, no ranking nacional de exportação, também ocupa a 4ª posição.

Os números do desempenho estadual comprovam a eficiência do trabalho do pecuarista sul-mato-grossense, na avaliação do presidente do Sistema Famasul, Eduardo Riedel. "O resultado é a prova de que produtor rural investe em tecnologia constantemente, por intermédio do melhoramento genético e do cuidado nutricional e sanitário dos bovinos e está também preocupado com a qualidade da carne", destaca Riedel.

Para a gestora do Departamento de Economia da Famasul, Adriana Mascarenhas, a atuação do produtor reflete nos números de produtividade. Segundo as informações do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em dez anos (1996 e 2006), o produtor aumentou em 25,5% o número de bovino por hectare. "Se antes o produtor registrava 0,86 bovino por hectare, em dez anos, ele expandiu para 1,8 bovino por hectare. A área de pastagem diminuiu 10,7%, enquanto que o rebanho bovino aumentou 12,1% no período", ressalta Adriana.

O  Circuito ExpoCorte percorre alguns dos principais polos de produção pecuária do País. A etapa de Campo Grande é promovida pela Verum Eventos e pela Famasul e acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, no Centro de Convenções Albano Franco. Os participantes poderão conhecer ainda as principais novidades tecnológicas que serão apresentadas por empresas de referência do setor presentes na feira de negócios que compõe o evento. As inscrições para participar do workshop estão abertas e podem ser feitas pelo site www.circuitoexpocorte.com.br. A inscrição inteira custa R$ 300,00 e a meia R$ 150,00.

Sobre o Circuito

O Circuito ExpoCorte foi criado com a finalidade de levar tecnologia e discussão para os principais polos de produção pecuária do Brasil. Em sua terceira edição em 2014, o evento passou por Cuiabá (MT), em março, onde reuniu 900 participantes. Após Campo Grande, o Circuito será realizado em Ji-Paraná (RO) em 17 e 18 de setembro, Araguaína (TO) em 15 e 16 de outubro e Uberlândia (MG) nos dias 11 e 12 de novembro.

Redação