25 de setembro de 2021
Campo Grande 36º 21º

Economia

PF prende hacker suspeito de vazar dados de mais de 200 milhões de brasileiros

A- A+
source
Polícia Federal em operação que prendeu hacker em Uberlândia (MG)  Foto: PF/Divulgação
REPRODUÇÃO G1
Polícia Federal em operação que prendeu hacker em Uberlândia (MG) Foto: PF/Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (19) a Polícia Federal (PF) prendeu o hacker , conhecido como Vandathegod, suspeito de vazar dados de mais de 233 milhões de brasileiros , em Uberlândia, Minas Gerais. A investigação estava em curso desde o dia 28 de janeiro. 

A operação, batizada de Deepwater, cumpre cinco mandatos de busca e apreensão nos municípios de Petrolina (PE) e Uberlândia (MG). A suspeita é que autoridades públicas sejam alvos dos criminosos.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da PF, expediu as ordens judiciais. A investigação é realizada pela Diretoria de Inteligência Policial da Polícia Federal.

O vazamento

A PF notou que, em 2021, dados de milhões de brasileiros como CPF, CNPJ, número do celular e até do cartão de banco estavam disponíveis em sites da internet. 

Você viu?

De acordo com a polícia, a divulgação de parte dos dados sigilosos foi feita gratuitamente por um usuário do fórum que, ao mesmo tempo, expôs a venda o restante das informações sigilosas, que poderiam ser adquiridas com criptomoedas.