19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

Jogos Escolares da Juventude

Fundesporte diz que etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude está mantida para este ano

A- A+

A etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude 2020 (os tradicionais Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul), realizada pela Fundesporte, e a nacional (fase final), organizada também pelo COB, em princípio estão mantidas para este ano. O esclarecimento foi feito pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), após o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciar na noite desta quarta-feira (25) o cancelamento da etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude deste ano. A suspensão alinha-se às medidas de prevenção do contágio do novo coronavírus (Covid-19). 

As etapas regionais, voltadas à classificação das modalidades coletivas (futsal, handebol, voleibol e basquetebol), são divididas em três grupos/conferências:

Regional Verde (9 unidades federativas – Norte + MT e DF): Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Regional Azul (9 unidades federativas – Nordeste): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Regional Amarela (9 unidades federativas – Sul, Sudeste + GO e MS): Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Ou seja, as equipes das quatro modalidades coletivas, após passarem pela classificatória estadual (no nosso Estado, os Jogos Escolares da Juventude de MS), prosseguem à regional. Nesta, se terminarem em primeiro ou segundo lugar, garantem vaga à nacional, normalmente realizada no mês de novembro. 

Nos 12 esportes individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, luta olímpica/wrestling e xadrez), a fase estadual já assegura classificação direta à nacional/final.

Até o momento, a Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e Lazer (Gedel) da Fundesporte, mantém a edição 2020 dos Jogos Escolares da Juventude de MS. As datas ainda serão definidas, levando em consideração as medidas de proteção contra a epidemia viral. 

De acordo com o COB, a confirmação da fase nacional acontecerá até o final de junho, bem como a definição da cidade-sede. Campo Grande, por meio de carta de intenção do Governo do Estado, via Fundesporte, candidatou-se para sediar a etapa final, considerado o maior evento esportivo-estudantil do mundo e que reúne, durante 15 dias, alunos-atletas de todos os Estados do país, nas faixas etárias de 12 a 14 e 15 a 17 anos. A edição do ano passado foi realizada em Blumenau-SC.