22 de maio de 2022
São Paulo 23º 11º

CLIMA | MS

Alerta amarelo: Inmet prevê tempestades em 73 municípios de MS

Confira as previsões para a primeira quinzena de janeiro

A- A+

O instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de tempestades com perigo potencial para 73 cidades de Mato Grosso do Sul, a partir das 10 horas desta segunda-feira (3.jan.22).

De acordo com o Inmet, até às 10 horas de terça-feira (4.jan.22), a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos que podem chegar aos 60 km/h, e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo.

As cidades sob o alerta são: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.

CUIDADOS

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue e não estacione veículos debaixo de árvores, torres de transmissão ou placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
  • Para receber alertas da Defesa Civil de MS, basta se cadastrar enviando o CEP da residência por SMS para o número 40199.

PREVISÃO DO TEMPO EM JANEIRO

O Portal do Tempo IBM, estima que a terça-feira (4.jan.22) será de tempestades em Campo Grande. A mínima será de 22°C e máxima não deve passar dos 28°C. Os ventos a Noroeste estarão em 30 km/h e isso tem 70% de que ocorra. O longo de janeiro, até dia 17, a Capital sul-mato-grossense enfrentará severo período chuvoso. Confira os números na imagem abaixo: 

Dourados terá uma terça-feira (4.jan) de tempestades. A mínima na cidade será de 22°C e a máxima de até 31°C. Os por lá chegam aos 25 km/h. Há 80% de chances de que isso aconteça na cidade. O IBM prevê que os douradenses devem enfrentar tempestades nos primeiros 17 dias do ano. Veja: 

Há 60% de chances de que Corumbá fique sobre intensas tempestades esparsas nos premiros 15 dias de janeiro. Nesta terça (2.jan) a cidade terá mínima de 25°C e máxima de 33°C. Os ventos podem chegar a 15 km/h na cidade. Veja o clima: 

Clima em Corumbá.

Três Lagoas enfrenta tempestades de madrugada. A mínima ficará na casa dos 23°C. Ventos N e variáveis. Há chuva 60% de chances de que isso ocorra na madrugada desta terça (2.jan.22).  Os ventos podem chegar aos 25km/h. Veja: 

Clima em Três Lagoas.

Ponta Porã, na fronteira, deve repetir o quadro climático da maioria dos municípios. Na terça (2.jan) a cidade terá tempestades de madrugada. Mínima de 21°C. Ventos NNE de 10 a 15 km/h. E 60% de chances de chuva. Veja: 

Clima em Ponta Porã. Previsão do Tempo.