23 de junho de 2021
Campo Grande 30º 17º

Audiência pública discute programação do Festival América do Sul hoje

A- A+

A Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) realiza hoje, dia 12, a primeira audiência pública sobre o Festival América do Sul (FAS), em Corumbá. O encontro do Governo do Estado com a sociedade civil vai acontecer às 19h na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no auditório da Alfândega CPAN, localizado no Porto Geral.

?Neste ano, a 12ª edição do festival e a atual administração do Governo Estadual pretendem retomar a integração cultural com os países sul-americanos de forma mais intensa. Os municípios vizinhos de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, na Bolívia, voltarão a ser contemplados com apresentações culturais e a programação também contará com artistas de outros países.

Durante o FAS, haverá também uma reunião do Fórum Nacional de Secretários de Cultura, do qual o secretário da Sectei, Athayde Nery, é também o atual presidente. Athayde está negociando em Brasília a presença do encontro da Teia Nacional da Diversidade que reúne anualmente os pontos de cultura e os segmentos da diversidade cultural brasileira.

“Nossa intenção é promover um trabalho que envolva no Festival América do Sul toda a comunidade corumbaense. Por meio desta audiência pública, nós queremos fazer um balanço dos resultados das edições anteriores e saber o que pensa a cidade sobre o que pode ser melhorado. Nosso objetivo é transformar o Festival América do Sul num grande encontro de Estados Latino-Americanos de forma que possamos trocar experiências”, explicou Athayde.

Para a secretária adjunta da Sectei, Andréa Freire, nos últimos anos houve um afastamento do conceito inicial do Festival América do Sul. “Ouvir a população é fundamental para conseguirmos dar um novo sentido à sua realização. Sua manifestação será determinante para nós pensarmos sua programação”, finalizou.