10 de maio de 2024
Campo Grande 25ºC

Gripe A

Corumbá registra 45º caso suspeito de H1N1

A- A+

Mais um caso suspeito de H1N1 foi registrado em Corumbá - distante 425 quilômetros de Campo Grande. Este é o 45ª caso de suspeita da doença no Município.

O paciente, homem de 43 anos, está sendo tratado na Santa Casa de Corumbá e deu entrada no hospital no dia 24 deste mês com dores no corpo, febre alta e dificuldades para respirar. Ele está isolado e recebendo medicamento específico para o vírus. 

Conforme boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), no dia 17 de março, Corumbá tem 44 notificações oficiais do vírus Influenza A (H1N1) desde o início do ano, com uma confirmação, quando veio a óbito um paciente no dia 18 de janeiro. Em todo o Mato Grosso do Sul já são 60 casos notificados do Influenza, sendo 11 em Campo Grande, 03 em Ponta Porã e 01 em Caarapó.

Segundo o boletim da SES, há em circulação no Estado dois vírus, o Influenza A H1N1 e Influenza A H3N2, este último com quatro notificações em Campo Grande. Dos 60 pacientes notificados, 74% iniciaram tratamento com medicamento Tamiflu, específico para combater o Influenza. Dos que se trataram, 73% começaram o uso do medicamento tardio, apenas 27% iniciaram tratamento em momento oportuno.