29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Energisa se pronuncia sobre apagão elétrico ocorrido na região

A- A+

Neste final de semana, a Energisa, concessionária que assumiu a Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul), se pronunciou sobre o apagão elétrico que deixou moradores de Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu sem luz por cerca de 6h no último sábado (28). A população destas três cidades ficou sem energia elétrica desde às 11h até às 17h, quando o fornecimento voltou ao normal.

O apagão provocou transtornos à população e também a praticamente todos os setores do comércio, que dependem da energia elétrica para trabalhar. Estabelecimentos como supermercados, tiveram que fechar suas portas e deixar de atender seus clientes, uma vez que as mercadorias não podiam ser passadas pelo caixa.

upostamente a falta de energia teria também teria afetado a sinal de telefonia celular na região e ainda prejudicado o abastecimento de água em residências localizadas nas áreas mais altas das cidades atingidas, uma vez que a bombas também são movidas a eletricidade.

Postos de combustíveis que não possuem geradores para movimentar as bombas também foram prejudicados. Hospitais localizados na região afetada tiveram que recorrer aos seus geradores para manter as áreas principais em funcionamento, sem comprometer o atendimento aos pacientes internados.

Com a falta de energia elétrica, o Quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina, que possui sistema telefônico informatizado, ficou com o número de emergência 193 indisponível por alguns minutos, mas os militares alteraram o sistema para que a linha logo voltasse a ficar à disposição da população.

Por volta das 18h, em contato com a central de atendimento da Enersul/Energisa, o Nova News recebeu a confirmação de que a falta de luz realmente ocorreu devido a um rompimento na linha de transmissão, porém não obteve detalhes sobre o que teria provocado o problema. Após o incidente, e empresa encaminhou nota à imprensa comentando o fato:

Nota de esclarecimento - Energisa Mato Grosso do Sul

A Energisa esclarece que a falta de energia, que ocorreu no sábado (28/02), nas cidades deNova Andradina, Taquarussu e Batayporã, não foi ocasionada por problema no sistema de distribuição, que é de sua responsabilidade.

Foi umproblema na rede de transmissão, deresponsabilidade da Eletrosul, que fornece energia para Energisa distribuir aos consumidores. A falta de energia ocorreu das 10h48 às 17h14, afetando 25.200 clientes, nessas três cidades.

A Energisa informa ainda que, em Nova Andradina, em função da contigência, através de manobras na rede elétrica, foi possível priorizar o fornecimento a dois hospitais da cidade. Para registro de ocorrências, nosso Canal de Atendimento 24 horas é 0800 722 72 72.