25 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Estudante de química de Dourados vence desafio nacional de inovação da Amanco e Senai

A- A+

Uma idéia baseada em necessidades reais: é desta forma que empreendedores se destacam no cenário das inovações. Como é o caso do estudante de Química do Senai de Corumbá, Erick Gonçalves Castro, vencedor do Desafio da Inovação da Amanco e Senai Nacional.

Uma caixa de água auxiliar acoplada ao chuveiro para controlar a saída do líquido durante um banho de cinco minutos foi o projeto de Erick apresentado no Desafio. O evento trata-se de um concurso de inovação realizado entre os alunos do Senai de todo o País, onde devem apresentar soluções para um determinado problema. Neste ano o tema central foi propor formas para conscientizar as pessoas para evitar o desperdiço da água durante o banho, devido à crise hídrica que se instala em alguns estados brasileiros.

O projeto vencedor possui um mecanismo semelhante ao da descarga para controlar a saída de água, que é liberada em estágios, e segundo estudante foi criado após muito suor. “A vitória é a valorização do nosso esforço. Foi um exercício em conjunto de professor e aluno, unindo teoria e prática”, argumentou. 

Campo Grande foi representada pela autônoma, Rosilene da Silva, que conquistou o terceiro lugar com o projeto sobre a captação de água da chuva como forma de redução do consumo em toda casa.

No total, cinco alunos representaram o Senai de Mato Grosso do Sul:  Rosilene Lopes da Silva (Campo Grande), Herisson Borgo Vila Nova Moreira (Corumbá), Erick Gonçalves Castro (Corumbá), Jean Carlos Nascimento Casanova (Corumbá) e Horácio H. Campelo (Três Lagoas).

Conforme o regulamento, a premiação para o 1° lugar é de um iPad e uma visita à fábrica da Amanco em Joinville (SC), enquanto o 2° e 3° lugares ganham uma visita à fábrica de Joinville, onde terão a oportunidade de conhecer a área de engenharia e produção.