25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

CLIENTELISMO | MERCÊS

Fraudes nas eleições municipais 2020; PF deflagra nova operação em Corumbá

A última eleição municipal reelegeu Marcelo Iunes

A- A+

A Polícia Federal (PF) faz nesta terça-feira (19.out.21), operação em Corumbá (MS), contra suspeitos de fraudes nas últimas eleições municipais. Visam cumprir sete mandados de busca e apreensão. Documentos já foram recolhidos nos locais.

Conforme a PF, o grupo é investigado por crimes eleitorais e contra a administração pública e é formado por servidores públicos e integrantes do poder legislativo municipal. As supostas fraudes teriam ocorrido em 2020, nas últimas eleições municipais.

A última eleição municipal reelegeu Marcelo Iunes como prefeito de Corumbá. A disputa foi travada entre seis candidatos, mas o atual gestor venceu com 42,65% dos votos válidos.

A prefeitura de Corumbá disse que aguarda posicionamento da Procuradoria Jurídica para se posicionar sobre o caso. A Câmara afirmou que ainda 'não tomou conhecimento dos fatos'. 

Nomeada, Mercês, a operação carrega o termo vindo do latim, que resume o modo de funcionamento da prática eleitoreira clientelismo, observada nesta investigação.

Por meio da troca de favores, ou troca de mercês, estes investigados teriam utilizado a máquina pública para terem apoio político, seja para suas próprias candidaturas ou de terceiros.