Vídeos que circulam nas redes sociais nesta quinta-feira (2.ago) mostra um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) com uma bandeira do Brasil sobrevoando o Colégio Notre Dame de Lurdes, em Cuiabá (MT). O caso ocorreu após a suspensão de uma professora que fez comentários negativos sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em relação a política ambiental, dentro da sala de aula.
Nas imagens, é possível ver os alunos no pátio da escola e um helicóptero sobrevoando com um militar segurando a bandeira nacional. No dia 31 de agosto, a instituição suspendeu por três dias uma professora do 3º ano do Ensino Fundamental.
Após afastar #professora por #criticar #Bolsonaro, #Colégio pede sobrevoo de helicóptero #militar - VEJA EM https://t.co/TfYf4mX7WO pic.twitter.com/4S4nlcWvJh
— MS Notícias (@msnoticias_ms) September 2, 2021
A ação foi tomada após a profissional criticar o presidente. "Ele é a favor do desmatamento. Ele é a favor que os garimpeiros façam destruição dentro das terras indígenas. Além da destruição da natureza, está prejudicando o povo indígena. Os garimpeiros e o presidente da república são a favor disso. Temos que começar a pensar o que queremos para o nosso Brasil", declarou a educadora no desenrolar de sua aula.
A professora também teria criticado ainda a volta do voto impresso, proposta defendida pelo presidente, mas derrotada e arquivada na Câmara dos Deputados, no dia 10 de agosto. "Votamos com a urna eletrônica, então não tem como você 'roubar'. Tem como 'roubar' se for no papelzinho, e ele [presidente] quer que volte a votação pelo papelzinho, que é para facilitar para ele fazer o que quiser", opinou a professora.
Em nota, o Colégio Notre Dame de Lourdes disse que os comentários de caráter político-partidário feitos pela educadora infringe o artigo do código de ética assinado pelos funcionários da instituição e que, por isso, foi suspensa. "A direção do Notre Dame de Lourdes reafirma que não apoia tal conduta e que a opinião expressada não reflete a posição da instituição", disse.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que o sobrevoo faz parte das atividades da Semana da Pátria e que houve uma solicitação da direção da escola para a presença da equipe no local. Diz ainda que o Ciopaer realiza ações educacionais nas escolas de Cuiabá, tanto pública, quanto privadas.
Íntegra da nota:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), da qual o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é vinculado, vem a público esclarecer que:
-Na manhã desta quinta-feira (02.09), como parte das atividades da Semana da Pátria realizada pelo Colégio Notre Dame anualmente, o Ciopaer realizou um sobrevoo no local, a pedido da própria instituição educacional, conforme ofício em anexo;
-Na ocasião, a bandeira do Brasil foi mostrada aos alunos sem nenhuma conotação política, mas no intuito de demonstrar o patriotismo nesta que é uma data importante para o país;
-Vale destacar que o Ciopaer realiza diversas atividades sociais e educacionais, visitando entidades sociais, escolas tanto públicas quanto particulares, com o objetivo de aproximar as forças de segurança e a população;
-Além do sobrevoo, membros do Ciopaer também estiveram no colégio nesta quarta-feira (01.09), proferindo palestra e orientações aos alunos sobre o tema “segurança pública”, sendo um convite feito pela própria instituição.
Por fim, a Sesp-MT destaca que não coaduna com posicionamentos políticos no âmbito do serviço público e que qualquer excesso cometido pelos servidores da Pasta neste sentido será motivo de medidas administrativas.

PORTO MURTINHO (MS)
há 2 diasVitória de Dr. Antônio Viana na Câmara expõe fragilidade do Prefeito

ARTIGO
há 4 diasOPINIÃO. Na crise da Justiça, os advogados são parte do problema

ELEIÇÕES 2026
há 6 dias"Eles são ruins de voto", diz Biffi sobre adversários do PT em MS

ELEIÇÕES 2026
há 6 diasEdinho Silva confirma Fábio Trad candidato ao governo e Vander Loubet ao Senado

ELEIÇÕES 2026
há 6 dias"Fábio será o próximo governador", diz Romênio Pereira

ELEIÇÕES 2026
há 1 semanaFábio Trad assume a vanguarda anti-extrema-direita e convoca o povo

ELEIÇÕES 2026
há 1 semanaDireção Nacional do PT vem a MS para alinhas estratégias rumo a 2026

VIOLÊNCIA | CAPITAL
há 1 semanaVídeos: Gangue cerca e espanca rapaz autista em Campo Grande

INFRAESTRUTURA
há 1 semanaConstrutora goiana ganha contrato de R$ 230 milhões em MS







