25 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

IMPRESSIONANTE

Carcaça intacta de urso-das-cavernas é encontrada na Rússia

O bicho tem entre 22 mil /39,5 mil anos estimam cientistas. Considerada uma descoberta sem precedentes

A- A+

Um exemplar muito bem preservado, urso-das-cavernas (Ursus spelaeus) foi encontrado nas Ilhas Lyakhovsky, no extremo norte da Rússia, por cientistas da Universidade Federal do Nordeste em Yakutsk. As análises realizadas indicam que o espécime tenha entre 22 mil /39,5 mil anos.

O bicho foi achado por pastores de renas. As informações foram divulgadas pela Universidade Federal do Nordeste da Rússia (NEFU) na última segunda, 14 de setembro de 2020. 

O urso foi encontrado por pastores de renas no permafrost da Sibéria. Foto: NORTH-EASTERN FEDERAL UNIVERSITY

O animal está com dentes e nariz intactos, e os pesquisadores acreditam que ele seja uma espécie de urso-pardo. A descoberta é sem precedentes, segundo cientistas. 

Lena Grigorieva, pesquisadora de paleontologia da NEFU disse à BBC que o urso "foi a primeira e única descoberta desse tipo" recuperada inteira com "tecido mole". Ela disse: "Ele está completamente preservado, com todos os órgãos internos no lugar, até o nariz".

Uma análise está sendo feita para determinar a idade do urso. Foto: NORTH-EASTERN FEDERAL UNIVERSITY

Descobertas significantes, incluindo mamutes, rinocerontes, potros, filhotes de cachorro e de leões-das-cavernas foram feitas na Sibéria nos últimos anos, conforme o gelo permanente derrete devido o aquecimento global.  

Fonte: BBC NEWS.