29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

COVID-19

Coronavírus: Panamá cria rodízio entre homens e mulheres para diminuir a circulação de pessoas

País tem quarentena obrigatória desde 25 de março, medida foi tomada para conter o avanço da Covid-19; já são mais de 1 mil casos confirmados.

A- A+

O governo do Panamá instituiu um rodízio entre homens e mulheres como resposta à pandemia de coronavírus. Um decreto publicado na segunda-feira (30) separa os dias da semana em que cada grupo poderá circular.

 

Mulheres poderão sair às ruas às segundas, quartas e sextas. Já os homens terão permissão para circular às terças, quintas e sábados. Aos domingos, todos terão que ficar em casa, disse o presidente Laurentino Cortizo em um comunicado pelo Twitter.

 

Em nota, o governo panamenho esclareceu que a medida foi tomada porque os cidadãos do país seguem com suas atividades apesar da quarentena obrigatória instaurada na semana passada. A restrição de circulação começa a contar a partir de primeiro de abril.

 

"As autoridades de Saúde reiteram que nenhum país está totalmente preparado para combater o vírus se sua população não assume a responsabilidade de proteger a saúde individual e coletiva de seus habitantes", diz o comunicado.

Além disso, as pessoas só poderão sair às ruas por duas horas por dia para comprar alimentos e remédios, segundo o presidente Cortizo.