28 de março de 2024
Campo Grande 29ºC

Greve dos bancários tem adesão de 70% das agências de Campo Grande

A- A+

Diana Christie

A greve dos bancários continua por tempo indeterminado. De acordo com o secretário geral da Seeb-CG (Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários), Cícero Roberto dos Santos, a Fenabam (Federação Nacional dos Bancos) ainda não se manifestou para o início das negociações.

Segundo Cícero, a adesão foi de 70% dos bancários, de um total de cerca de 2200 trabalhadores da classe. “No primeiro dia, a adesão foi superior à expectativa. Não tivemos nenhum conflito. A população compreende que temos que lutar pelos nossos direitos. A população está apoiando a greve”, afirma.

Os bancários não pretendem fazer nenhum ato público. Por enquanto a única ação é prestar esclarecimentos à população em frente às unidades em greve. De acordo com Neide Maria Rodrigues, assessora de comunicação do Seeb-CG, as principais reivindicações são reajuste salarial de 11,93%, mais contratações de funcionários, e fim do acúmulo de funções, pois os bancários estão cumprindo o papel de vendedores também.

Além disso, os bancários exigem melhorias na segurança com a implantação do vídeo-monitoramento e o fim do PL (Projeto de Lei) 4330 que permite a terceirização de serviços. “O banco só pensa no lucro. Não pensa na qualidade de vida das pessoas. Às vezes, os funcionários não atendem adequadamente por falta de estrutura”, afirma Neide.

A Fenabam ofereceu reajuste de 6,1% no mês de agosto, porém a proposta foi rejeitada e as negociações foram travadas. “O valor oferecido é abaixo da inflação. Se houver nova proposta, convocaremos assembleia para decidir os próximos passos”, explica a assessora.