26 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Vacinas

Influenza: municípios começam a retirar doses da vacina nos Núcleos Regionais de Saúde

Calendário de vacinação vai até 22 de maio, sendo 09 de maio o dia “D” de mobilização. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa é vacinar 90% das 902 mil pessoas que fazem parte do público alvo

A- A+

Os municípios de Mato Grosso do Sul começaram a receber, nesta terça-feira (31.03) as doses das vacinas para a continuidade Campanha de Vacinação contra a Influenza. De acordo com a logística montada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), os nove Núcleos Regionais de Saúde estão encarregados de fazer a distribuição às cidades sob sua jurisdição. “Os municípios devem ligar nos núcleos regionais e agendar a retirada o mais rápido possível”, explica Edelma Lene Peixoto Tiburcio, diretora de Gestão Estratégica da SES. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde no último dia 27 de março um novo carregamento com 100 mil doses da vacina contra a Influenza, somando 240 mil vacinas recebidas desde o último dia 23. O calendário vai até 22 de maio, sendo 09 de maio o dia “D” de mobilização.  A estimativa é vacinar 90% das 902 mil pessoas que fazem parte do público alvo.

No total, o Ministério da Saúde vai enviar para Mato Grosso do Sul, um milhão de doses de vacinas em 14 remessas.  A SES recebeu o primeiro lote de 70 mil doses e distribuiu aos municípios entre 17 e 20 de março. O segundo carregamento, com outras 70 mil doses, foi distribuído entre 24 e 27 de março.

Etapas

Em Mato Grosso do Sul a campanha foi dividida em três fases. A primeira vai de 23 de março a 15 de abril, onde serão vacinados idosos e profissionais da saúde. A segunda será de 16 de abril a 08 de maio e serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade; profissionais da força de segurança e salvamento  e funcionários do sistema prisional.

A terceira etapa da vacinação será de 09 a 22 de maio e serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas,  adultos entre 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

O público alvo em Mato Grosso do Sul é de 902.280 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Em 2019, Mato Grosso do Sul atingiu a meta com a cobertura de 91,2%.

A lista com a quantidade de doses de vacina recebida por cada município pode ser acessada aqui.