28 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Professores estão insatisfeitos por descumprimento de Lei e greve continua

A- A+

Professores da rede municipal de ensino realizaram, durante o dia todo, mobilização na esquina da avenida Afonso Pena e rua 14 de Julho, área central de campo grande, chamando e esclarecendo aos pais e população em geral sobre os motivos da greve com faixas e entregando panfletos chamando atenção de quem passava pelo local.

“A população tem que ter idéia da falta de responsabilidade do prefeito que não está cumprindo as leis”, disse a professora Roberta Salgado.

No panfleto que estava sendo entregue, é destacado o cumprimento do “Piso 20h é lei: cumpra-se!”. Em um dos parágrafos, é frisado que o prefeito Gilmar Olarte não está cumprindo a Lei Municipal 5.411/14, que determina a equiparação do piso dos professores de Campo Grande ao piso nacional.

Conforme a ACP ( Sindicato Campo - grandense dos Profissionais da Educação Pública), a greve, que começou no dia 25 deste mês, prossegue por falta de acordo na negociação do reajuste do salário, já que o município ofereceu somente 8% a ser feito somente em outubro.

“É uma situação de desconforto para a categoria. A prefeitura está nos proporcionando muita insatisfação. O prefeito suspendeu o pagamento das férias dos professores contratados. Foi um prejuízo de pelo menos R$ 1.200,00 para cada educador. E ele quer pagar as férias somente no final do contrato. Tudo está sendo congelado pela prefeitura”, comentou ao MS Notícias o presidente da ACP, Geraldo Gonçalves.

Amanhã, dia 28, os professores grevistas irão para a Câmara municipal onde devem ficar o dia todo. Ainda conforme o sindicato, 50% dos professores aderiram a mobilização e não tem previsão para terminar o movimento grevista.