19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Semana de Combate à Hanseníase começa hoje

A- A+

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase que acontece neste domingo, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde pública) promoverá durante toda a semana ações de divulgação dos sinais e sintomas da doença. Haverá distribuição de panfletos, realização de palestras educativas, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento. O objetivo é proporcionar o diagnóstico precoce e desta maneira diminuir as sequelas incapacitantes da doença.

A abertura dos trabalhos acontece hoje, a partir das 8h, na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Dr. Emílio Garbeloti - no bairro Jardim Tarumã. Outras seis unidades de saúde também irão realizar palestras e orientações sobre a doença. São elas: UBS Cidade Morena, UBS Universitário, UBS Vila Carlota, UBSF Três Barras, UBSF José Abrão e UBSF Parque do Sol.

No ano de 2013 foram notificados 110 casos novos da doença, com índice de cura de 81%. Já no ano de 2012 foram notificados 125 casos novos, com índice de cura de 88,1%. O Ministério da Saúde preconiza índice de cura de 90%. O índice não foi alcançado porque alguns portadores da doença abandonam o tratamento devido a duração de seis a doze meses, podendo ser prolongado por mais um ano, com dose diária. O medicamento é gratuito.

Hanseníase - Também conhecida como lepra, termo em desuso no Brasil, a hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, atinge pele e nervos. É considerada como uma das doenças mais antigas que acometem o homem com referências de 600 a.C.

Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque.

A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente, que são chamados de contatos.

Diana Christie com assessoria