28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Gratuito

Uems promove "Teatro no Cinema" na Capital

A- A+

O projeto “Teatro no Cinema” do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, promove uma mostra de filmes  da dramaturgia universal, de 18 a 22 de março,  às 19h, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

A apresentação o Teatro no Cinema é parte do projeto Cine Cênico, que compõe  a programação do Boca de Cena – Mostra sul-mato-grossense de Teatro. O projeto da UEMS  é de pesquisa e extensão do curso de Artes Cênicas, coordenado pelo professor Marcus Villa Góis, com a parceria da Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul – SPMS.

?A entrada é gratuita. O MIS fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

Confira a programação:

18/03 – Quarta-feira

Beckett (vários curtas) – Classificação: 16 anos

Sinopse: Série de curtas baseados na obra do expoente do Teatro do Absurdo, o irlandês Samuel Becket.  A desesperança e o existencialismo são os temas recorrentes na obra do ilustre  dramaturgo.

Rough for Theatre II, 2002, Dir. Katie Mitchell. Elenco:Timothy Spall, Jim Norton, Hugh O’Brien.  28 min.

Rough for Theatre I, 2002, Dir. Kieron J. Walsh.  Elenco: Milo O’Shea, David Kelly. 18 min.

Not I, 2002, Dir. Neil Jordan. Elenco: Julianne Moore. 15 min.

What Where, 2002, Dir. Damien O’Donnell. Elenco: Sean McGinley, Gary Lewis12 min.

Ohio Impromptu, 2002, Dir. Charles Sturridge. Elenco: Jeremy Irons. 11 min.

Ato sem Palavras II, 2002, Dir. Enda Hughes. Elenco: Marcello Magni, Pat Kinevane. 10 min.

Come and Go, 2002, Dir.John Crowley. Elenco: Paola Dionisotti, Anna Massey, Sian Phillips. 8 min.

Catastrophe, 2002, Dir. David Mamet. Elenco: Harold Pinter, Rebecca Pidgeon, John Gielgud, 6 min.

Mediador: Prof. Dr. Marcus Villa Gois

Debatedor: Vinícius Lirio, Julio Galharte e Gleda Brandão Araújo

 19/03 – Quinta-feira

Pina (Pina), 2011, Dir. Win Wenders. Elenco: Pina Bausch, Regina Advento, Malou Airaudo, Ruth Amarante. 106min. Dança Teatro – Classificação: Livre

Sinopse: Um espetáculo de dança e teatro inspirado pelo trabalho da alemã Pina Bausch. Dirigido pelo premiado diretor Wim Wenders, o filme é considerado uma obra de arte do cinema, estrelado por dançarinos da cidade de Wuppertal e seu entorno, local de origem de Pina e por ela considerado como sua força criativa.

Mediador: Prof. Dr. Marcus Villa Gois

Debatedor: Aline Duenha, Dora de Andrade, Mônica Almeida Roca

 20/03 – Sexta-feira – livre

O Mercador de Veneza (The Merchant of Venice) 2004, Dir. Michael Radford. Elenco: Lynn Collins (Portia), Joseph Fiennes (Bassanio), Jeremy Irons (Antonio), Al Pacino (Shylock). 130min. Drama – Classificação: 14 anos

Sinopse: Texto original de Willian Shakespeare, na cidade de Veneza, no século 16, a trama gira em torno  da agiotagem e seus desdobramentos perversos.

Mediador: Prof. Dr. Marcus Villa Gois

Debatedor: Fernandes Ferreira e Ana Deise Cardoso

21/03 – Sábado

Eduardo II (Edward II) 1991, Dir. Derek Jarman. Elenco: Steven Waddington (Eduardo), Kevin Collins (Lightborn), Andrew Tiernan (Piers Gaveston), John Lynch (Spencer). 90 min. Drama Histórico – Classificação: 16 anos

Sinopse: Inspirado na obra de Christopher Marlowe o filme narra a história de Edward II, rei da Inglaterra no século 14, que renegou sua própria esposa para viver um problemático relacionamento com seu amante plebeu.

Mediador: Prof. Dr. Marcus Villa Gois

Debatedor: Julio Galharte, Marcos Bessa e Elisa Lanzarine

22/03 – Domingo

O Boulevard do Crime (Les enfants du paradis), 1945. Dir. Marcel Carné. Elenco: Arletty (Garance), Jean-Louis Barrault (Baptiste Debureau), Pierre Brasseur (Frédérick Lemaître), Etienne Decroux (Anselme Debureau). 190 min. Romance – Classificação: Livre

Sinopse: Paris, 1830. O Boulevard du Temple é o local dos teatros, dos cabarés e da vida boêmia da capital francesa. É neste cenário que desenrola o tumultuado triângulo amoroso formado pela atriz Garance (Arletty), o ator Fréderick Lemaitre (Pierre Brasseur) e o mímico Baptiste (Jean-Louis Barrault).

Obs. Excepcionalmente esse filme não terá debatedores devido à longa duração do mesmo.