19 de abril de 2021
Campo Grande 31º 20º

Estado

Azambuja recebe confirmação da Rumo ALL de reativação da Malha Oeste

Em reunião com o governador Reinaldo Azambuja, nesta segunda-feira (18), em São Paulo (SP), o presidente da Rumo ALL, Júlio Fontana, se comprometeu a apresentar, nos próximos dias, solução para reativação da ferrovia  Malha Oeste, em Mato Grosso do Sul.

A retomada prometida pelo presidente da empresa de logística será baseada no estudo de viabilidade econômica da malha ferroviária que passa por Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. O estudo foi apresentado ao Governo do Estado em setembro passado e apontou a necessidade de um aporte de R$ 1,9 bilhão para colocar os trilhos em operação.

Atualmente, a Malha Oeste transporta cerca de 6 milhões de toneladas de celulose, minério e aço por ano. Considerando uma tarifa competitiva, é necessário que o volume atinja 14,5 milhões de toneladas anuais para sustentar a viabilidade da ferrovia na região, aponta o estudo de demanda.

Também participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, o presidente do conselho de administração da Cosan, controladora da Rumo ALL, Rubens Ometto, e o diretor-presidente da Raízen, Luis Henrique Guimarães. (Com assessoria).