12 de junho de 2024
Campo Grande 23ºC

Herança Maldita

Caixa do governo estadual está quase vazio

Em 20 dias, governo saberá exatamente valor de déficit deixado por gestão anterior

A- A+

O governador do Estado Reinaldo Azambuja (PSDB) acaba de anunciar que em 20 dias saberá o valor exato do "rombo" deixado nos cofre do Estado pela gestão anterior. Segundo Reinaldo, ainda não é possível mensurar valores, mas conforme dados obtidos do sistema financeiro da administração estadual, o caixa pode estar mais vaio do que se imaginava.

Desde que eleito, Azambuja tem dito que os valores repassados a sua equipe de transição pela equipe da gestão anterior, não condiziam com a realidade. Hoje, durante entrevista coletiva na Governadoria, o tucano admitiu que a situação pode ser ainda pior. Segundo o governador, houve demora na obtenção de todos os dados referentes às despesas públicas, pois foram detectadas diversas falhas no sistema que impediam elaboração de relatórios fieis à realidade.

Semana passada, Reinaldo já havia antecipado ao MS Notícias algumas divergências de dados, como por exemplo, empenhos de obras que foram estornados da última hora, o que contradiz a lei de responsabilidade fiscal, assim como obras que estavam em execução sem que empréstimo houvesse sido aprovado pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Social).

Conforme a expectativa do governador, em no máximo 20 dias, ele divulgará para toda população a realidade das contas públicas estaduais, e partir disso, Reinaldo deve também anunciar quais serão as novas medidas econômicas adotadas pelo governo. 

Heloísa Lazarini e Edson Moraes