26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

'CASA DE LEIS'

Câmara Municipal segue sem expediente até Sessão do dia 30 de março

Parlamentares analisarem Projeto de Lei do Executivo em votação extraordinária por videoconferência

A- A+

Ainda na 6ª feira (19.mar.2021) foi aprovado, em Sessão Extraordinária na Câmara Municipal de Campo Grande, a antecipação dos feriados, que resultaram no "fechamento" por nove dias. Com isso, a Casa de Leis segue até o dia 26 de março sem expediente, sendo que o retorno acontece apenas no dia 29.Na ocasião, a própria reunião já aconteceu através de videoconferência com os parlamentares, transmitida através do Facebook e canal do Youtube da Câmara Municipal. 

O Executivo Municipal defende em sua proposta, “a urgente necessidade de medidas de isolamento social, como medida preventiva e com a finalidade de desafogar os hospitais e unidades de saúde, nos faz antecipar feriados municipais, por Decreto, em razão de medidas de combate a disseminação da pandemia do Coronavírus”.

No parecer dos parlamentares, em sua fala, William Maksoud ressaltou serem necessárias cautela e colaboração de todos. “O momento pede cautela, reflexão e sensibilidade. A saúde da cidade está em colapso. Precisamos nos unir contra o inimigo que é o Coronavírus e lutar para salvar vidas". 

Já Ronilço Guerreiro lembrou que votou pela antecipação já que o momento, em que campo-grandenses têm perdido suas famílias, é triste e desafiador. "Ao mesmo tempo, estou triste pela situação de nossa economia, com os comerciantes, autônomos que precisam funcionar para pagar as contas, pagar salário dos funcionários. Sei que o momento é duro, mas hoje, sem vacina e sem vagas nos hospitais, o melhor a se fazer é conter a circulação de pessoas na rua”, disse. 

Para ele ainda, tanto comércio quanto cultura precisam da atenção do governo, e pediu que o Governo reveja a ajuda emergencial individual e até comercial, através das linhas de crédito. Mas tem os que vivem da noite, o músico, o garçom, o cuidador de carro, enfim, pessoas que estão afetadas diretamente por essa paralisação, que volto a afirmar, necessária, mas que os governantes precisam de empatia pelas pessoas que estão sofrendo, pois quem tem fome tem pressa”, apontou ainda. 

Também, o parlamentar da família do prefeito, Otávio Trad, votou a favor da paralisação e enxerga a estratégia como um ponto de equilíbrio entre a situação caótica que a saúde está passando em todo o Brasil e o cenário econômico. 

"É uma saída razoável que o prefeito Marquinhos Trad, assim como outros prefeitos, tenham tirado como uma solução que possa ser uma via menos dolorosa neste momento", disse o presidente da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final. 

Foi dele o parecer para a tramitação do Projeto de Lei. Ressaltou ainda que os parlamentares têm a legitimidade e competência necessárias para aprovação do texto, visto que a alteração mexe em feriados municipais, além do 7 de setembro. 

“Ratifico ainda a importância da votação desse projeto, na qual a Câmara demonstra celeridade e preocupação com as medidas legislativas que a pandemia necessita", finalizou. 

Para seu funcionamento, a Casa de Leis já adotava a restrição de acesso ao público, ainda com uma menor quantidade de servidores em atividades presenciais. Seguindo a medida anterior, datada de 15 de março, às segundas, quartas e sextas, os servidores, em sua maioria, já estavam em teletrabalho. 

Em um primeiro parecer, segundo assessoria, a Câmara deve retornar com suas atividades na 3ª feira, em 30 de março, às 9 horas, com sessão ordinária transmitida ao vivo pelo Facebook ou canal no Youtube da Casa de Leis. Ainda fechada ao público, foi liberada apenas a presença de dois servidores por gabinete, para assessoramento parlamentar, mantendo todas as regras de biossegurança, como distanciamento, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.