16 de maio de 2022
Campo Grande 21º 13º

ESTADUAL

Conselho Estadual da Juventude elege diretoria para o biênio 2022/2023

A- A+

O Conselho Estadual da Juventude (CONJUV) está com novos membros na Mesa Diretora para o biênio 2022/2023. Foram eleitas na manhã desta quarta-feira (26), como presidente Annia Amélia Barbosa e como vice-presidente Sebastião Gabriel Costa Ferreira. A eleição ocorreu durante a primeira reunião após o ato de posse dos novos representantes dos órgãos governamentais e sociedade civil.

A presidente do CONJUV, Annia Amélia Barbosa, que representa a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), ressaltou o compromisso com a juventude sul-mato-grossense.

"Estar à frente da presidência do Conselho Estadual da Juventude é uma honra e um desafio ao qual abraço com muito carinho. E isso tem uma grande representatividade pois já venho de uma gestão presidida por uma mulher. Posso dizer que comprometimento é a palavra para esse mandato, pois os jovens do MS estavam esquecidos e nosso governador Reinaldo Azambuja viu a juventude com outros olhos, entendeu a importância da participação da juventude na construção das políticas públicas mais eficazes.  Eu, como presidente, representando o Governo, me comprometo ainda mais a manter essa relação de união e construção entre o Executivo e a Sociedade Civil", afirmou.

O vice-presidente Sebastião Gabriel Costa Ferreira, que representa a sociedade civil através do Conselho de Pastores de Dourados (CONPED), destacou a alegria em fazer parte da gestão. "Minha motivação como vice-presidente do Conjuv é levar as cidades do interior ao protagonismo das políticas públicas e ações do Governo Estadual. Hoje vejo que muitas cidades precisam de atenção quanto aos anseios e necessidades da juventude e acredito que o Conjuv é um apoio essencial para isso. Junto com todos os conselheiros, pretendo fomentar o trabalho iniciado pela gestão passada na articulação para criação de Conselhos Municipais de Juventude em várias cidades, pois acredito ser o principal canal de diálogo entre a sociedade civil e poder público. Hoje temos conselhos de juventude ativos apenas em 5 municípios dos 79 existentes no MS, acredito que podemos ainda esse ano duplicar essa quantidade trabalhando em parceria conjunta com as prefeituras e legislativos", finalizou.

O Conselho Estadual da Juventude foi reorganizado através da Lei Estadual nº5.274, de 22 de novembro de 2018, e tem como objetivo ser um espaço de discussão em torno das políticas públicas para a Juventude, visando garantir o diálogo da sociedade com o Poder Público.

"Nós reativamos o CONJUV em dezembro de 2019, era um compromisso do governo com os nossos jovens. E nesse período avançamos e construímos em conjunto políticas públicas para na nossa juventude, e eu acredito que unindo esforços vamos fazer ainda mais", ressalta Ian Leal, subsecretário Estadual de Políticas Pública para Juventude.

Jaqueline Hahn Tente, Secic

Fotos do destaque: Vice-presidente Sebastião, presidente Annia e secretária Isabela

Fonte: Governo MS