26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Coronel David substiui Barbosinha, que assume a Segurança Pública

A- A+

Com 17.663 votos (ou 1,35% do total dos válidos), o coronel da Polícia Militar Carlos Alberto David dos Santos (PSC) vai assumir o mandato de deputado estadual. Ele é o primeiro suplente da coligação que elegeu o deputado José Carlos Barbosinha (PSB), convidado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para substituir Sílvio Maluf na Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Publica (Sejusp). Na época da eleição, Coronel da David era candidato pelo PTdoB.

David foi comandante da PM durante cinco anos, nos dois mandatos do governador André Puccinelli (PMDB). Quando entregou o posto ao coronel Valter Godoy David Rojas, em 2014, para candidatar-se a deputado estadual, tinha 30 anos de serviço na corporação.

A mudança na Sejusp tem duas motivações. Uma é de ordem jurídico-institucional, pois Maluf, que é promotor, teria de renunciar à carreira no Ministério Publico para chefiar a pasta. E além disso, com a posse de Barbosinha, o governador amplia sua base de representação política e partidária.

Barbosinha era um dos nomes cotados para entrar na concorrência pela Prefeitura de Dourados. Tinha, inclusive, convites para filiar-se ao PSDB. Ex-prefeito de Angélica de 1989 a 1992 e no governo de Puccinelli presidiu a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), de onde saiu para lançar sua campanha vitoriosa à Assembleia Legislativa. Para ser secretário ele não precisa renunciar ao mandato de deputado; basta solicitar afastamento do cargo eletivo e retomar quando quiser, dentro do período e duração deste mandato.