26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Dourados: Barbosinha conversa até com possíveis rivais para fortalecer candidatura

A- A+

Determinado, segundo suas próprias palavras, a fazer a mais ampla e democrática costura de entendimentos, o deputado estadual José Carlos Barbosinha (PSB) dá curso ao processo de sedimentação da candidatura a prefeito de Dourados.

“É fundamental conversar com todo mundo e demonstrar nossa aptidão para ouvir e representar uma sociedade plural”, justifica. Para atingir esse objetivo, ele conta que tem conversado até com possíveis concorrentes, alguns já de pré-candidatura assumida, como o peemedebista Geraldo Resende.

“Já conversei com o Geraldo, sei que ele tem seu próprio projeto, eu tenho o meu, mas isso não nos impede que conversemos sobre o que nos une, que é o bem-estar do povo douradense”, assinala Barbosinha. Outras conversas – e todas sem caráter de definição – serão feitas com o mesmo olhar no interesse publico.

COM TODOS - Além de Geraldo Resende, também são citados no rol das pré-candidaturas os nomes da vereadora Délia Razuk (PMDB), do ex-deputado federal Marçal Filho (PSDB) e do ex-prefeito José Elias Moreira (PHS). “Converso com todos, sim, não há porque não conversar. Não sou e não serei candidato de mim mesmo. Uma pré-candidatura não anula a outra”, reforça.

Mesmo tendo o apoio declarado do prefeito Murilo Zauith (PSB), Barbosinha afirma que pretende somar várias experiências políticas e administrativas. Cita, então, que pensa em dialogar com o PT – que já administrou a cidade e ainda não apresentou pré-candidaturas – e quer ouvir os ex-prefeitos e lideranças tradicionais, como Zé Elias, Braz Melo, Humberto Teixeira, Valdenir Machado e Antonio Nogueira. “Todos têm pesos específicos e ainda estão no contexto político do Município”, observa, considerando que alguns desse rol podem estar na disputa de 2016, a exemplo de Zé Elias.

Barbosinha foi prefeito de Angélica de 1989 a 1992, mas tem uma vida de intimidade afetiva com Dourados, onde estudou na juventude (em 1983), nasceu um de seus filhos e possui domicílio eleitoral desde 1997. Além do PSB de Zauith, o DEM do deputado estadual Zé Teixeira apoia o projeto de fazer Barbosinha o próximo prefeito.

O deputado segreda que um de seus sonhos é fazer uma gestão capaz de potencializar ao máximo a força política da Grande Dourados e regiões próximas, como o Vale do Ivinhema e o Cone Sul. “São regiões que têm todas as condições de eleger um governador, um senador. Não é possível que não tenhamos hoje um senador. O último que essas regiões elegeram foi Rachid Saldanha Derzi, entre os anos 1970 e 1980. Precisamos retomar de vez essa condição”.