23 de abril de 2021
Campo Grande 31º 19º

Política

Drive thru: em dois domingos, 290 idosos com 77 anos ou mais foram vacinados

A- A+

Neste modelo, a aplicação das doses acontece de acordo com a demanda espontânea. Idosos precisam estar com Cartão do SUS, RG e CPF

Nos últimos dois domingos, a SEMS (Secretaria Municipal de Saúde de Dourados) em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, via Corpo de Bombeiros, conseguiu imunizar 290 idosos com 77 anos ou mais no drive thru instalado no quartel da corporação, localizado na avenida Presidente Vargas, número 1.167, na Vila Progresso.

O balanço é referente aos dias 7 e 14 de março, conforme dados da pasta. Nesta modalidade de imunização, não é preciso fazer o agendamento prévio na Central. A vacinação acontece de forma espontânea, ou seja, o idoso precisar ir até o local munido do Cartão do SUS, RG e CPF para conseguir tomar a vacina.

O idoso chega no quartel, mas permanece dentro do veículo, nem precisa descer do carro. Um militar faz a primeira triagem para conferir se o idoso faz parte do público-alvo preconizado pelo Plano Nacional de Imunização. Caso esteja tudo certo, um agente de saúde pega o Cartão do SUS e passa os dados para uma equipe responsável pelo cadastramento no banco nacional de dados.

Após estas etapas, o agente de saúde informa de qual laboratório é a dose e realiza a aplicação. Nesta fase, eles dão as instruções sobre a aplicação da segunda dose e também tiram outras dúvidas que podem surgir.

Todo o processo dura, em média, de 5 a 8 minutos. Depois disso, o idoso é liberado com todas as dúvidas sanadas. É aconselhável que apenas um membro da família acompanhe o idoso na hora da vacinação, sendo obrigatório o uso de máscaras.