18 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

ELEIÇÕES 2022

Eleita na onda de 2018, Soraya Thronicke amplia capital político e sai à presidência

Ela substitui o deputado federal Luciano Bivar

A- A+

Em 2018 Soraya Vieira Thronicke, de 49 anos, usou a onda conservadora e anticorrupção ao lado de Jair Bolsonaro (PL) para chegar ao Senado, passados apenas 3 anos, a senadora sul-mato-grossense ampliou seu capital político o suficiente para ser lançada nesta terça-feira (2.ago.22), candidata à presidência pelo União Brasil.

A senadora agora disputará os já poucos votos de Jair Bolsonaro, com o eleitorado de extrema-direita.

Ela substitui o deputado federal Luciano Bivar, presidente nacional da sigla, que desistiu da disputa e vai tentar a reeleição em Pernambuco.

A parlamentar acabou sendo a opção para unir o partido após Bolsonaro, segundo fontes, vetar o nome do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil). Com o veto, ele manteve o projeto de disputar uma vaga de senador por Mato Grosso do Sul.

Luiz Henrique Mandetta é candidato ao Senado, a senadora Soraya Thronicke a frente. Foto: Tero QueirozLuiz Henrique Mandetta é candidato ao Senado em Mato Grosso do Sul, a senadora Soraya Thronicke à frente. Foto: Tero Queiroz

“Pernambuco chamou Luciano Bivar, como o partido me chamou também”, afirmou Soraya na coletiva para confirmar a candidatura presidencial. “Enquanto os outros vão brigar, nós vamos trabalhar para construir algo”, garantiu a senadora.

O União Brasil tem o maior tempo de televisão e de rádio no horário eleitoral e a maior fatia no fundo eleitoral, que deverá ser de R$ 782 milhões.

Se ela de fato tiver projeto, terá muito tempo para apresentar ao eleitor.

Além de Soraya, a também senadora sul-mato-grossense, Simone Tebet (MDB), também disputará as eleições 2022. Ela lançou sua candidatura também nesta terça-feira (2.ago.22).