30 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

CULTURA | SAMBA

Senadora é destaque em escola de samba da Capital

Expectativa é que a escola fique entre as primeiras colocadas nesse ano de 2022

A- A+

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) foi o destaque, na noite de sexta-feira (22.abr.22), do carro abre-alas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Igrejinha, que apresentou como tema a força da ferrovia para Mato Grosso do Sul, com o samba-enredo “Igrejinha, o Enredo do Meu Samba”.

“Foi uma emoção muito grande ver as pessoas unidas em um momento de alegria. Campo Grande, Mato Grosso do Sul e o Brasil precisam de mais momentos como este. Todos nós precisamos de esperança e alegria. Ver o campo-grandense reunido nesta noite para celebrar o Carnaval e prestigiar nossa cultura foi, sem dúvida, um momento de muita emoção. A Igrejinha trouxe para a avenida pessoas da comunidade que têm mais de 80 anos de idade e essas pessoas desfilaram até com as mãos machucadas como exemplo de amor à escola”, opinou a senadora Soraya Thronicke.

Vice-presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Igrejinha, Cláudio Luiz Brittes, elogiou a agremiação. “Quero agradecer a todos que se empenharam para fazer essa grande exibição. Esse carro que teve como destaque a senadora Soraya, que é a nossa apoiadora, foi o nosso grande destaque. Esse carro foi uma obra-prima, trouxemos para a avenida uma réplica do apito de uma locomotiva verdadeira e isso mexeu com o público. Foi o um dos nossos segredos esse apito e ter a senadora como destaque só ajudou a abrilhantar ainda mais o nosso desfile”, declarou.

A Escola de Samba Igrejinha é detentora do maior número de títulos do Carnaval campo-grandense: 24 títulos dos desfiles oficiais de Campo Grande, obteve grande parte destas conquistas no fim dos anos 70 e na década de 1980, período de uma longa sequência de vitórias. E, 1990 foi marcada pelo baixo investimento público no carnaval de rua da cidade, sendo que em vários anos não tiveram desfiles. Nesse período a escola teve diversas vezes suas atividades paralisadas. A partir de 2004 a escola retomou sua condição de destaque entre as agremiações de Campo Grande. Em 2020 a escola ficou em última colocação após ter atraso de 1h para entrada no sambódromo. Esse ano, porém, a expectativa é que a Escola fique entre as primeiras colocadas. 

A PARLAMENTAR 

 

Eleita na esteira da ascensão de Jair Bolsonaro (sem partido) à presidência da República em 2018, a senadora Soraya Thronicke já foi governista, mas nem tanto. Assim que eleita, Thronicke entendeu a matemática que deveria fazer para não ser parte de apenas uma onda. Ela iniciou sua personalidade política na esteira do crescimento da rejeição de Bolsonaro já nos primeiros 2 anos de mandato. Ao lado de Simone Tebet no Senado, Thronicke tornou-se alvo de bolsonaristas após contestar a condução de políticas de combate à pandemia da Covid-19. 

Na época, em 2019, ainda integrante do PSL, a senadora afirmava ser contra o tratamento precoce, defendia o isolamento social e se mostra veementemente a favor da vacinação. Naquele momento, apesar de vice-líder do governo na Casa, a senadora afirmava divergir de Bolsonaro nesses pontos, entretanto, dizia que alinhava com ele e às bandeiras que o elegeram, como o combate à corrupção, o direito à propriedade privada e ao "direito de defesa", com a flexibilização da posse e do porte de armas.