26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

Escolhido por Bernal, novo secretário da Seinthra promete 'acelerar' para destravar obras na Capital

A- A+

Como havia prometido, o prefeito Alcides Bernal (PP) decidiu nomes que irão compor as secretarias de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Políticas e Ações e Cidadania, a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio e a presidência da Fundação de Cultura. Conforme havia adiantado ontem (21), Bernal afirmou que os nomes seriam mais técnicos e menos políticos, mas são cargos de confiança de sua “antiga gestão”. “Vamos escolher pessoas de técnica, não pensando somente no que foram e sem vínculos políticos para o secretariado”, disse o prefeito. 

Como titular da pasta da Secretaria de Infraestrutura (Seinthra) foi nomeado o arquiteto Amilton Cândido de Oliveira, que já conhece a administração de Bernal quando presidia a Agência Municipal de Habitação (EMHA). Em primeira mão ao MS Notícias, Amilton afirmou que segue neste momento para a prefeitura de Campo Grande onde pretende conhecer os projetos que estão travados para tentar acelerar os trabalhos. “Estávamos aguardando a nomeação. É uma honra poder ajudar, colaborar com a gestão e tenho certeza que faremos um bom trabalho por Campo Grande. Sabemos que vai ser difícil, vamos analisar a situação caso a caso para começar a tomar providências em questões de obras, o que tiver que ser feito”, afirmou o secretário. 

O prefeito havia se reunido na última segunda-feira (21) com o Deputado Federal Dagoberto Nogueira, (PDT) onde firmaram compromisso na próxima quarta-feira (23) em Brasília para visitar ministérios a fim de destravar recursos e trazer ao município para voltar a trabalhar em obras paradas em Campo Grande.

Para a educação, o nome da professora Leila Cardoso Machado foi escalado e na Secretaria Municipal de Políticas e Ações e Cidadania, Marcela Rodrigues Carneiro foi a escolhida. Já na secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, de Ciência e Tecnologia e Agronegócio, Dharleng Campos de Oliveira está como interina. Na Fundação de Cultura Américo Yule de Oliveira que assumirá a pasta. Na comunicação o publicitário Márcio Djalma Jardim como assessor executivo e Marcia Scherer e Ana Rita Amarilha também compõem o time da comunicação da prefeitura. 

Depois de quase 30 dias na sua volta à prefeitura após sua cassação em 2014, Bernal sofreu a pressão de várias categorias como a educação, que esperava um titular para reiniciar os procedimentos de negociação de reajuste salarial. Já foram nomeados na primeira quinzena de sua gestão o Secretario de Governo Paulo Pedra (PDT),o presidente da Agência de Habitação, Dirceu Peters e a o presidente da Fundação do Trabalho, Aldo Donizete, (PPS). 
Os nomes que ainda faltam são para as pastas da secretaria da Juventude e da Mulher, Fundação de Esporte e do Instituto Municipal de Previdência e do Instituto Municipal de Tecnologia da Informação.