19 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Política

Iara Marchioretto, profissional de carreira, é a nova diretora de Saneamento Básico da Agems

A- A+

A contadora e doutora em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro-Oeste, Iara Sônia Marchioretto, é a nova diretora de Regulação e Fiscalização da Área de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos da Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul). Profissional de carreira da Agência, Iara é Analista de Regulação e atualmente ocupa a função de coordenadora da Câmara de Regulação Econômica de Saneamento.

Nomeada nesta segunda-feira (6) pelo governador Reinaldo Azambuja, após ter o nome aprovado na Assembleia Legislativa, ela assume em substituição a Marilucia Pereira Sandim, que deixa o cargo a pedido, para cumprimento do mandato que vai até março de 2024.

"Só temos a agradecer à Marilucia, especialista da área, que no tempo que esteve na diretoria fez avançar a regulação do saneamento básico e efetivou projetos importantes como o da nova metodologia de auditoria dos dados de saneamento", diz o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.

"E é muito significativo que a profissional que assume a função seja alguém que fazia parte da equipe, que ajudou a concretizar as mais importantes ações da Agems e que está preparada para os novos desafios. A sustentabilidade e a proteção do meio ambiente são pontos centrais da atual política de desenvolvimento do Estado e vão figurar como protagonistas em nossa pauta de ações. Muito desse resultado passa pelo bom trabalho que pretendemos nessa Diretoria", ressalta.

Saneamento e desenvolvimento sustentável

Pesquisadora na área de saúde, saneamento e políticas públicas há mais de 10 anos, a nova diretora é autora do livro Regulação Econômica e Análise de Investimentos em Saneamento e do e-book Gerenciamento de Resíduos e Certificações Ambientais. É conhecedora dos temas Concessões, Parcerias Público-privadas, Fiscalização Contábil, Econômica e Financeira, Contabilidade, Auditoria e Perícia. Possui ampla experiência profissional em perícia contábil, auditoria independente e, na própria Agência Reguladora, já coordenou os trabalhos de Regulação Econômica dos serviços de gás natural, revisões tarifárias anuais e Fiscalização Econômico-financeira dos serviços de distribuição de energia elétrica em convênio com a Aneel.

Lembrando que a Agência acabou de concluir um trabalho muito importante no saneamento, que deu subsídio ao Governo do Estado para reduzir tarifa e melhorar a estrutura tarifária, a nova diretora pontua novos desafios que virão.

"Recentemente, também entregamos o primeiro ciclo de auditoria dos dados da prestação do serviço de abastecimento de água e esgoto, um trabalho que tem novas etapas em andamento. E temos pela frente a implementação de projetos de resíduos sólidos e de drenagem e manejo de águas pluviais, abrangendo assim, os quatro eixos do saneamento básico, fazendo a agência contribuir muito para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul", finaliza.

Gizele Oliveira, Agems

Foto: Divulgação

Fonte: Governo MS