26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Política

Leitos públicos de UTI passam de 20 para 30 a partir da próxima quinta-feira (16)

A- A+

Graças à parceria do Município com o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas passará de 20 para 30 leitos de UTI COVID-19 no Hospital Auxiliadora a partir da próxima quinta-feira (18).

Desses 10 leitos adquiridos a mais para o Município estão inclusos ainda uma equipe médica especializada e medicamentos que serão utilizados no tratamento de pacientes com COVID-19.

LEITOS E EQUIPAMENTOS

No último boletim publicado nesta terça-feira (16), haviam 18 leitos ocupados dos 20 disponíveis no hospital público.

Em março de 2020 a Prefeitura Municipal adquiriu 40 aparelhos entre respiradores e monitores cardíacos para serem usados durante a pandemia, porém, para serem habilitados, é necessário investimento na formação de equipe, escassa diante da complexidade da pandemia no Brasil.

Segundo a secretária de Saúde, Elaine Furio, "a cada 10 leitos é necessária uma equipe responsável, diante disso para abrir leitos nós temos uma série de trâmites a serem tratados. Precisamos de equipes especializadas, ou seja, médicos intensivistas além de enfermeiros, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, entre outros profissionais importantes", explicou.

PREVENÇÃO

Nos últimos dias Três Lagoas tem visto um aumento no número de casos positivos para o Coronavírus. A melhor prevenção orientada por profissionais da área da saúde e vigilância sanitária é para que a população continue a se prevenir com o uso de máscaras e o hábito de higienizar as mãos com álcool e sabão.