18 de maio de 2024
Campo Grande 20ºC

CORUMBÁ (MS)

Líder do prefeito Marcelo Iunes vira réu por lavar dinheiro do tráfico de drogas

As denúncias contra Alex, seu irmão Matheus Prado Della e seu pai, Ale Tahir Della, foram reveladas na Operação Mamon da Polícia Federal de 2021

A- A+

O vereador Alex Dellas, líder do Partido Republicano, tornou-se réu na Justiça Federal por acusações de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas na fronteira Brasil-Corumbá. As denúncias contra Alex, seu irmão Matheus Prado Della e seu pai, Ale Tahir Della, foram reveladas na Operação Mamon da Polícia Federal de 2021. Notavelmente, Alex atua como líder do prefeito Marcelo Iunes na Câmara dos Deputados. A ordem judicial foi expedida em agosto deste ano e recentemente tornada pública na ação penal.

De acordo com a investigação, a família Della fez transações em dinheiro para evitar o escrutínio regulatório. A Justiça Federal congelou seus bens, incluindo dinheiro, veículos e outras propriedades. A promotoria também nomeou outros suspeitos que se tornaram réus no caso. No dia 12 de dezembro, o juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini homologou as acusações.

Um trecho do processo revelou que o negócio da família Della, o Prado Conveniência, movimentou R$ 14 milhões entre julho de 2019 e setembro de 2020. Esse valor era incompatível com a renda do réu e também foi sinalizado pelo Coaf.

A família Della é representada pelo advogado André Borges, que afirmou que “sempre estiveram à disposição da justiça e aguardam a oportunidade para se defenderem adequadamente". Eles confiam que serão finalmente absolvidos.'