26 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Marquinhos critica demora do TCE-MS em investigar fraudes no Gisa

A- A+

O deputado Marquinhos Trad (PMDB) voltou a criticar o TCE-MS (Tribunal de Contas Estadual de Mato Grosso do Sul). Desta vez, a crítica é em relação à decisão do pleno do tribunal de investigar possíveis irregularidades praticadas pela prefeitura, na gestão do irmão do deputado, Nelson Trad Filho (PMDB) na contratação do Gisa (Gerenciamento de Informações da Saúde).

A proposta foi colocada em votação, ontem, pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Waldir Neves, e foi aprovada por unanimidade. Para Marquinhos, a decisão é tardia. "Você já ouviu falar que quando a onça tá morta, todo mundo quer tirar foto ao lado dela? O TCE tinha que ter o primeiro a iniciar investigação e não o último", diz Marquinhos.

?O pedido de abertura de investigação foi proposta pelo conselheiro Ronaldo Chadid, que se baseou no relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou as irregularidades do Gisa entre diversos problemas da saúde no Estado. 

Recentemente, o MPF (ministério Público Federal) ajuizou duas ações por improbidade administrativa contra Nelson Trad Filho e o ex-secretário municipal de saúde Luiz Henrique Mandetta, hoje deputado federal pelo DEM, pos constatar que houve por parte de deles e de mais 24 pessoas práticas de superfaturamento e desvio de licitação favorecendo consórcio Telmídia vencedor do Certame. O Gisa nunca funcionou e causou prejuízo de R$ 8,2 milhões aos cofres municipais.