27 de maio de 2024
Campo Grande 15ºC

EXTREMA DIREITA

Na ALEMS, deputado Henrique Catan enaltece 'bíblia nazista' (vídeo)

Fez declaração em tom de louvação a Adolf Hitler

A- A+

O deputado estadual bolsonarista João Henrique Catan (PL), usou o espaço de fala na tribuna na Assembleia Legislativa em Campo Grande (MS) na sessão desta 3ª.feira (7.mar.23), para enaltecer o livro Mein Kampf (Minha Luta), do ditador sanguinário nazista Adolf Hitler, considerada a ‘bíblia dos nazistas' e fez votos de que a obra guie as ações do Legislativo estadual sul-mato-grossense.  

Catan ficou conhecido nacionalmente em 2022, após disparar tiros com uma arma de fogo enquanto votava, numa sessão remota do Legislativo. Na época, o radical disse que sua atitude representava “um tiro de advertência no comunismo”.

Dessa vez, apesar de não exibir armas de fogo, o bolsonarista fez declaração em tom de louvação a Adolf Hitler.

“É com a apresentação do Mein Kampf, de Hitler, que peço para que este Parlamento se fortaleça, se reconstrua e se reorganize nos rumos do que foi o Parlamento Europeu da Alemanha”, disse o bolsonarista. Eis o vídeo: 

No Brasil, a apologia ao nazismo — como o uso dos símbolos nazistas ou a propaganda desse regime — é crime previsto em lei com pena de reclusão.

Após a repercussão negativa de seu pronunciamento, na rede social, apesar de ter exibido e exaltado o livro, Catan disse que discursava contra o nazismo. Veja um post que ele fez sobre o assunto: