26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Por mais investimentos na educação, Azambuja defende partilha de recursos do pré-sal com estados e m

A- A+

Para o candidato ao governo Reinaldo Azambuja (PSDB), Mato Grosso do Sul tem que brigar para garantir que parte dos recursos do pré-sal destinados à educação seja partilhada com estados e municípios. Ele recebeu o apoio de cerca de 1200 profissionais da área, que atuam em Campo Grande, durante encontro na noite dessa segunda-feira (4).

“Não se melhora a educação sem investir na qualificação, na formação continuada dos professores, no uso de tecnologia para tornar o ensino mais atrativo. E esses recursos têm que vir para as redes estadual e municipal de ensino”, defendeu Reinaldo.

A lei atual, que garante 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para a saúde, permite ao governo do PT centralizar a arrecadação e a implantação dos programas. A arrecadação pode chegar a R$ 4 bilhões ao ano.

 “Não queremos isso, mas garantir uma fatia para as redes estaduais e municipais. Tem municípios que não conseguem pagar o Piso Nacional aos professores”, disse Reinado. Ele lembrou que segundo o Pensando MS, projeto que permitiu ao PSDB ouvir mais de 220 mil sul-mato-grossenses, educação é uma das prioridades da população. Mais de 40 mil crianças estão fora das creches por falta de vagas.

“Educação é responsabilidade do município, mas o Estado tem que ajudar. É desumano deixar de construir creches para construir um aquário. Isso é deixar as crianças sem ter oportunidade de alfabetização”, afirmou.

Reinaldo também falou do compromisso com a ampliação da escola em tempo integral para aumentar o nível do ensino e contribuir para a redução da violência entre jovens e adolescentes. O modelo mantém o aluno na escola em dois períodos, além de oferecer disciplinas ligadas à arte e ao esporte.

“São ferramentas possíveis para ajudar a melhorar o nível da educação e fazer a inclusão social”, afirmou.

A reunião contou com a presença do candidato a senador da Coligação Novo Tempo (PSDB, PSD, PPS, DEM, PMN e Solidariedade), Antonio João, e do presidente do PSDB-MS, Marcio Monteiro.

Karla Machado