19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Entrave

Prefeitura 'engrossa' conflito com Solurb e notifica empresa para voltar a coletar lixo

Mais de 800 toneladas de lixo estão nas ruas de Campo Grande em apenas 2 dias de paralisação da empresa

A- A+

 Funcionários da Solurb, empresa responsável pela coleta de lixo em Campo Grande, paralisaram atividades na última quarta-feira (9). Segundo o sindicato da categoria, a Solurb está com o salário atrasado do mês de agosto, por consequência do atraso da prefeitura há 3 meses, que deve R$ 23,7 milhões à empresa, além da solicitação de reajuste, que deveria ser indexado há 14 meses atrás. 

Com a paralisação, a prefeitura notificou a Solurb no fim da tarde da última quarta-feira (9), por meio da Procuradoria Jurídica para que a empresa retornasse aos trabalhos imediatamente. A justificativa é por se tratar de serviços essenciais e por isso não podem ser descontinuados. 
De acordo com a assessoria da prefeitura, a notificação é a primeira medida, caso a empresa não cumpra a determinação, a procuradoria irá ingressar na justiça com uma ação cautelar. A prefeitura, confirmou que realizará todas as ações necessárias para restabelecer os serviços o mais rápido possível. 

Em menos de dois dias, mais de 800 toneladas de lixo estão acumulados em diversas ruas da Capital. A Solurb alega atraso de três faturas e o fim da paralisação depende deste pagamento. Já a prefeitura alega que não existe nenhuma fatura em aberto, por este motivo encaminhou solicitação para que as atividades fossem iniciadas imediatamente.